Quando publicamos aqui no Mexido de Ideias um texto sobre o quadro da artista Red Hong Yi, feito com 20 mil saquinhos de chá, ficamos curiosos para saber mais sobre o objeto de homenagem da artista. O que seria o Teh Tarik, a bebida típica da Malásia?
Composto por chá preto, açúcar e leite condensado, o Teh Tarik tem como principal característica o modo de preparo. A bebida é feita com a ajuda de dois copos, e é transferida de um para o outro até assumir uma consistência cremosa, diminuindo a temperatura e produzindo uma crema no topo.
A “dança” é feita com perfeição pelos especialistas, com o líquido alçando altos voos sem desperdiçar uma gota. Segundo o site About Travel, apesar de ser uma bebida comum na Malásia, o Teh Tarik também é amplamente consumido no Sudeste Asiático, principalmente em Singapura e na Indonésia. Sempre servido em um copo de vidro, para que seja possível apreciar o resultado do trabalhoso preparo.
A história conta que a bebida surgiu por influência dos imigrantes da Índia que se mudaram para a Malásia. Como a artista Red Hong Yi contou ao divulgar o quadro Teh Tarik Man, a mistura é motivo de orgulho por lá, e ícone da cultura local.
Reunidos nas kopitiams (cafeterias), os malaios degustam a bebida enquanto conversam, se divertem ou assistem jogos de futebol. O roti canai, um pão típico, é o tradicional acompanhamento. Competições locais também são organizadas para descobrir quem prepara a bebida com mais destreza, sem desperdiçar uma gota.
Ficamos curiosos para experimentar essa mistura! Se você já tomou o Teh Tarik, não deixe de nos contar nos comentários – ou enviar seu depoimento ao nosso e-mail contato@mexidodeideias.com.br.
Por: Marina Oliveira
Eu e minha esposa tomamos alguns Teh Tarik na Malásia um tempo atrás. São muito amargos, mesmo com o leite condensado. Talvez seja pelo tipo do chá preto que eles usam na região, sei lá, mas os Chais do Nepal e mesmo os da Malásia são bem mais gostosos mesmo usando chá preto também, então talvez seja a feitura que amarga tudo. Sei lá… não gostei não, embora seja legal de ver o preparo mesmo 🙂
Oi Caio! Obrigado por dividir suas experiências sobre o Teh Tarik com a gente. Estamos muito curiosos para experimentar a mistura. 🙂
joice.rg@terra.com.br
Meu nome é joice Gostaria que alguem me enviasse a receita pois na reportagem fala somente dos ingredientes mas não sore as porções. obrigada
1 colher de sopa de tea dust para 1 copo de água fervendo. 2 colheres de sopa de leite condensado.
O tea dust é chá bem moído, tipo café.
Oi Roberto,
Obrigado por compartilhar as quantidades de cada ingrediente. 😉
Só acrescentando, no tradicional Teh Tarik o chá utilizado é o preto.
Atenciosamente,
Equipe Mexido de Ideias
Eu estive na Tailândia e Malásia em 2012. Gostei muuuuuuuuuuuuuuuuito deste chá, mas para falar a verdade a primeira vez que tomei não foi um espetáculo, pois o paladar deve se acostumar com o novo sabor. Ambos países consomem muito este chá, pois como dito na matéria, estão localizados no sudeste asiático. Lá também é possível comprar este chá na forma solúvel, tipo café solúvel, em potes ou saquinhos individuais, porém o sabor não é tão bom quanto o preparado de forma tradicional.
Obrigado por compartilhar sua experiência com a gente, Hugo! 😉
Eu fiz, com earl grey. Ficou ótimo! Amassei um pouco no pilão, pois a receita pede tea dust. Não sei que chá eles usam lá pois as receitas só dizem tea dust, mas ficou bom! Não pus açúcar, acho que para meu gosto não iria bem, mas apesar do leite condensado é surpreendentemente leve, não é enjoativo.
Leva um tempo até fazer o truque dos copos sem derramar metade do líquido hehehe
O blend de Earl Grey realmente promete dar um sabor diferente ao Teh Tarik, Roberto! Ficamos curiosos para experimentar. Como dissemos na reportagem, o chá utilizado por lá é o preto. 🙂