Temos que confessar: adoramos curiosidades que envolvam nossas bebidas favoritas! Quando o assunto é o chá, aqui no Mexido de Ideias nós já falamos sobre a rotina de um sommelier, trouxemos a versão mais cara do mundo e até mesmo contamos a história de um artista que se inspira no líquido para criar desenhos.
Dessa vez, porém, apresentamos os fatos mais curiosos e diferentes sobre os chás em forma de números. Afinal, ainda não existe maneira melhor de mensurar a magnitude dessa bebida pelo mundo. Preparado?
3,5 milhões de toneladas é a média da produção mundial de chás por ano. Com a popularização da bebida em novos países, esse número só tende a crescer.
1,4 milhão corresponde a contribuição anual da China para a produção mundial de chás, em toneladas. O país, berço da bebida, é o maior produtor dela. E o consumo local é ainda maior. Duvida? Confira a seguir:
1,6 milhão é a quantidade em toneladas do chá consumido somente na nação chinesa. Os habitantes do país são fanáticos pela bebida – eles até contam com cerimônias totalmente dedicadas a ela.
900 é a quantidade em toneladas que o Brasil produz de chá por ano, em média. Apesar de o consumo crescer a cada dia, nosso País ainda está longe dos maiores produtores no mundo.
3 mil toneladas é o que o Brasil consome por ano quando o assunto é chá. Ao compararmos esse dado com o número acima, entendemos que boa parte dos produtos que consumimos são importados.
1,6 mil xícaras são consumidas por cada habitante da Turquia em um ano. Faça a comparação: a nação toma de 3 a 4 xícaras por dia, resultando em um total muito, mas muito grande.
3 mil são as variações de infusões que levam o chá na mistura. Há para todos os gostos e com diversos ingredientes, desde frutas a ervas e especiarias.
E então, o que achou? Muito curioso saber destes pequenos fatos sobre o chá.
Que tal tomar uma xícara para aumentar a média de consumo dos brasileiros?
Por: Lucas Tavares
Faço uso do chá de erva doce hortelã e alecrim me sinto muito bem.
Olá, Graça.
Também adoramos os dois. Nosso preferido é o de Capim-cidreira.
Obrigado pelo comentário, volte sempre.
Olá, Lucas! Muito legal ter uma noção da produção e consumo de chá através desses números.
Eu gostaria de ter mais informações a respeito desse mercado no Brasil, então fica a pergunta: onde você conseguiu esses dados?
Obrigada, Ana
Olá Ana, como vai?
Muito legal, não acha? Dá para ter uma dimensão de como são as coisas pelo mundo.
Os dados foram resultado de um garimpo na internet em diversas fontes brasileiras e internacionais. Não há nenhum local que reúna tudo isso, tivemos que juntar "migalha por migalha".
Agradecemos a visita, esperamos ter ajudado. Abraços.
Olá Lucas, adorei a matéria!
Esses dados são de que ano?
Oi Paola! Obrigado pela visita e pelo elogio. Os dados são de 2012-2013. 😉