Dá para acreditar? O agricultor chinês An Yanshi é o responsável por vender o que pode ser considerado o chá mais caro do mundo. Tão caro que cada xícara da infusão de suas ervas custará algo próximo a R$ 360. O motivo de um preço tão alto? A plantação é adubada pelas fezes de um animal nada convencional: o panda.
Para iniciar o projeto, o agricultor comprou cerca de 11 toneladas do adubo em um centro de criação de pandas, para fertilizar sua plantação localizada no sudoeste da China. Yanshi diz que este tipo de fertilizante é rico em nutrientes, o que o torna muito superior aos fabricados quimicamente. Isso porque os ursos pretos e brancos rejeitam cerca de 70% dos resíduos do bambu que comem.
O tipo do chá produzido por Yanshi é o verde. O primeiro lote (500 g) foi vendido a 219.865 iuanes (cerca de R$ 87 mil). O agricultor e empresário cogita até convidar o Guinness, livro dos recordes, para registrar sua bebida como a mais cara do mundo. Segundo ele, o alto custo é justificado pela compra do adubo, que também não é barato.
Yanshi, que era professor de caligrafia antes de se dedicar ao chá dos pandas, ficou tão fascinado pelos animais que, quando dá entrevistas sobre o assunto, está sempre vestido com uma fantasia peluda preta e branca que lembra o urso.
Lembrando que também há um café – também o mais caro do mundo – que tem um processo semelhante, o Kopi Luwak. Você experimentaria o chá do panda?
Por: Lucas Tavares
Imagens: Ecns e Whats on Chengdu
Deixe um comentário