Você já leu aqui no Mexido de Ideias sobre como os chineses, os japoneses, os russos e até os marroquinos tomam chá. E um detalhe que já entendemos foi: Não há limites quando o assunto é associar esta bebida com costumes locais. O paladar agradece! Afinal, o que não faltam são opções diferentes para experimentar. E foi assim que nós nos surpreendemos com o chá de manteiga do Tibete.
Conhecida como po cha, a mistura conta com chá preto, água, sal e manteiga de Iaque – um bovino comum em alguns locais da Ásia. Os tibetanos (uma região que faz parte do território chinês, mas tem uma cultura própria) a consideram como bebida predileta, sendo também bem popular Índia e no Nepal. Segundo o site Tibet Travel, ela é consumida no café da manhã e em momentos em que é preciso de uma energia extra para continuar acordado e atento.
Para deixar a manteiga mais macia, eles utilizam o Chandong, uma espécie de mixer. O chá preto em questão é o Pu-Ehr, o mais oxidado de todos. A manteiga é feita com o leite do Iaque, com um sabor mais forte que o de vaca, próximo ao de cabra.
É comum degustar a bebida com o tsampa, uma farinha típica da região. O site sugere que, para os turistas, o chá de manteiga pode assustar. Mas, com o tempo, fica difícil viajar sem experimentar este sabor tão característico.
E você, experimentaria o po cha? Se você é um leitor que já se aventurou pelo chá de manteiga do Tibete, não deixe de nos contar suas impressões nos comentários.
Por: Marina Oliveira
Vem conferir esse Pavê de Café delicioso que só poderia ter sido feito com Café…
Vem conferir essa delícia de Pudim de Café que todo Brasileiro vai amar!
Vem conferir uma nova forma de fazer aquela Cocada que a criançada ama!
Vem conferir esse Bolo de Caramelo de Café que vai ser sucesso no café da…
Vem conferir a melhor receita de cocada para o seu arraia!
Vem conferir a receita de cupcake que vai ser a estrela do seu arraia!
Deixe seu comentário