Categorias: Mundo do café

O café da manhã no Ceará

O que você comeu no café da manhã? Além da xícara quentinha de cada dia, os ingredientes que fazem parte dessa refeição podem variar de acordo com a região do Brasil em que você se encontra. Aqui no blog já publicamos um relato sobre como um pão de queijo acompanha perfeitamente um café coado em Minas Gerais. E, continuando nosso giro pelo País, agora vamos saber o que não pode faltar à mesa bem cedinho no Ceará.

Quem nos ajudou nessa missão foi o chef Francisco Vieira, do restaurante Mandacaru, localizado no hotel Blue Premium de Fortaleza (CE). Segundo ele, alguns ingredientes são característicos do café da manhã na região: “Carne de sol desfiada, cuscuz, bolo de macaxeira, bolo de milho verde, batata doce cozida, queijo coalho e, claro, o nosso carro-chefe, a tapioca”, conta.

Falando em tapioca, ele nos contou um pouco mais sobre essa iguaria: “Dizem que a história tem a ver com o povo tupi-guarani, que ocupava o território brasileiro e a usavam na dieta. Ela ainda foi utilizada para substituir o pão na época da colonização, e também na alimentação dos escravos. Hoje é um dos pratos mais comuns da região Nordeste”.

E o café? Para o chef, no Ceará quem ainda reina é o delicioso cafezinho coado no pano. Que, inclusive, é a preferência pessoal dele – acompanhado de uma tapioca recheada com queijo coalho bem quentinha e uma fatia de bolo de milho. “Não tem coisa melhor para começar o dia”, se derrete.

Se essa conversa toda te deixou com água na boca, a boa notícia é que o chef preparou para nós uma receitinha simples para o preparo da tapioca – o que ajuda bastante quem não é da região ou não possui o dom do preparo dessa delícia:

Ingredientes

600 ml de água.

1 kg de goma para tapioca (ou polvilho doce)

1 colher (chá) de sal

Modo de preparo: Mexa a mistura com os dedos. Adicione água lentamente, esfarelando a mistura até que solte das mãos. Feito isso, passe a goma em uma peneira. Em seguida, use uma frigideira antiaderente pré-aquecida e uma escumadeira para colocar a goma para fritar.

Nesse momento aplicam-se os recheios que podem ser de carne de sol, queijo coalho, manteiga de garrafa, Romeu e Julieta, coco com leite condensado, coco fresco ralado, doce de leite ou outro sabor de sua preferência.

A receita rende até 18 unidades de tapioca, com uma média de 60 g cada. “Para fazer uma versão colorida, é só substituir a água por suco de beterraba ou cenoura”, completa.

É muita delícia em uma só receita! O Mexido de Ideias vai continuar contando mais detalhes dos ingredientes que acompanham o café pelo Brasil. Se você quiser nos contar as preferências da sua cidade, é só escrever para o e-mail contato@mexidodeideias.com.br.

Estamos esperando histórias saborosas e cafeinadas!

Por: Marina Oliveira

Deixe seu comentário

Posts recentes

Cocada Napolitana de Frisco

Vem conferir uma nova forma de fazer aquela Cocada que a criançada ama!

6 de agosto de 2024

Cocada de Colher de Frisco

Vem conferir a melhor receita de cocada para o seu arraia!

4 de junho de 2024