Como nós já discutimos aqui no blog, o consumo do chá varia bastante de acordo com as regiões do mundo. Já vimos o Rooibos na África do Sul, o Breakfast Tea no Reino Unido e até o Po Cha do Tibete. Dessa vez, descobrimos o peculiar Lahpet e suas folhas comestíveis muito populares em Mianmar (antiga Birmânia), na Ásia.
Nesse país – que está próximo da Índia e da Tailândia –, os chás verde e preto estão entre os favoritos. Esse último costuma ser consumido acompanhado de açúcar e leite, quase como o chai latte. Mas o amor por essa bebida por lá vai além das infusões da Camellia sinensis: é comum o hábito de incluir as folhas na culinária local.
O nome de um dos pratos tradicionais do país já entrega: Lahpet Thoke, ou salada com a folha do chá verde. Para esse uso, o ingrediente é tratado de forma especial desde a colheita, com as melhores folhas sendo destinadas a este fim. O resultado final acompanha milho desidratado, alho, amendoim, gergelim e camarão seco.
A Lahpet Thoke é servida com os ingredientes separados no prato, para que cada um se sirva como preferir. Em alguns locais, no entanto, a iguaria é servida já com todos os ingredientes juntos.
Nós do Mexido de Ideias ficamos curiosíssimos para conhecer (e experimentar) esse prato! Se você já provou da Lahpet Thoke, não deixe de nos contar nos comentários ou no e-mail contato@mexidodeideias.com.br.
Por: Carolina Gasparini
Deixe um comentário