O centro da gastronomia e referência mundial para a enologia, Paris, capital francesa, também expandiu seu leque de especialidades ao abrir a primeira academia de cafeologia do mundo. Chamada de La Caféothèque (A Cafeoteca, em tradução livre), ela foi criada em 2005 por Gloria Montenegro, ex-embaixadora da Guatemala, e “é uma coleção viva e atualizada de cafés do mundo inteiro. Diferente de outros locais, aqui falamos de denominação de origem, ou seja, não só de um país, mas de uma plantação precisa de uma região concreta. Por isso é um centro único”, diz Gloria, segundo a reportagem do jornal A Folha de S. Paulo.
Para os desinformados de plantão, o termo “cafeologia” se refere, segundo o site Coffee Break, “a arte de degustação visual, olfativa e gustativa de cafés finos e raros, provenientes das chamadas terroirs d’appellacion (denominação de origem). Esse profissional se distingue do barista, que é considerado o sommelier da cafeicultura, por não se voltar com maior ênfase ao processo de preparo”.
A Cafeoteca conta com o apoio da OIC (Organização Mundial do Café) e tem Néstor Osorio, diretor-executivo do órgão, como presidente de honra. O centro serve como meio de divulgação, degustação e até venda de cafés de qualidade – uma espécie de banco de amostragens. São grãos sem defeitos de 70 países produtores que são avaliados em quesitos como corpo, acidez, doçura, aroma, equilíbrio, crema e finalização.
Além das degustações, também feitas nocafé renomado Le Procope, a academia também oferece cursos, exposições e palestras sobre café. Isso tudo visando defender um produto de qualidade e o trabalho desempenhado por milhares de produtores do mundo todo. A cafeoteca também possui cerca de 500 clientes, que compram os grãos e visitantes ocasionais que passam por lá para apreciar uma xícara perfeita.
Imagens: Feast To The World e Paris Insiders
Por: Lucas Tavares
O MAIOR PRODUTOR E EXPORTADOR DE CAFÉ DO MUNDO Ñ SABE OQ FAZER C/ TANTOS GRÃOS ALÉM DE… PLANTAR, COLHER E VENDER…
Olá Cláutenis, como vai?
Não entendemos seu comentário. Pode explicar melhor?
Abraços, volte sempre.