Quem diria que uma pitada de curiosidade e muita vontade de aprender faria florescer um apaixonado por café? Foi isso que aconteceu com o atual consultor e barista Fernando Santana da cidade de Socorro, interior do estado de São Paulo. Depois de quatro dias de curso sobre o grão, o ex-garçom largou tudo para se dedicar ao mundo do café.
O museu da xícara de hoje é contemplado com uma peça que representou esta mudança de vida. “Eu a comprei assim que sai do curso, pois queria mostrar o que eu tinha aprendido para os meus amigos e familiares. Foi a partir dessa xícara que minha vida mudou completamente”, conta.
O engraçado é que ele nem imaginava trabalhar com cafés quando servia mesas em uma cantina italiana há alguns anos. Assim como a maioria dos garçons de restaurantes brasileiros, ele aprendeu a fazer café na raça para servir seus clientes. “Aprendi a fazer sozinho com o dia-a-dia e nem pensava em cafés especiais ou na profissão barista”.
Um dia, intrigado pelos desenhos na espuma do cappuccino que viu em vídeos, pesquisou e decidiu fazer um curso. Lá, pessoas como Silvia Magalhães, Tatiane Rodrigues, Gicélia Amaral e Eder Ferreira mostraram que o café vai muito além do latte arte. “Depois de quatro dias inteirinhos de muito café na cabeça, aprendi sobre processos de produção, colheita, embalagens, tipos de extração, grau de torra e moagem. Eu me apaixonei muito mesmo e senti que era isso que precisava fazer isso para o resto da minha vida”, explica.
A paixão tornou-se ofício e, atualmente, ele trabalha na cafeteria Doce Arte e dá consultoria onde há sede por conhecimento e cafés bons.
Vem conferir esse Pavê de Café delicioso que só poderia ter sido feito com Café…
Vem conferir essa delícia de Pudim de Café que todo Brasileiro vai amar!
Vem conferir uma nova forma de fazer aquela Cocada que a criançada ama!
Vem conferir esse Bolo de Caramelo de Café que vai ser sucesso no café da…
Vem conferir a melhor receita de cocada para o seu arraia!
Vem conferir a receita de cupcake que vai ser a estrela do seu arraia!
Deixe seu comentário