Tudo começou com o sonho de Patrick Duboeuf, francês e amante do café. O projeto era bem ambicioso: montar um espaço para torrar cafés provenientes de diferentes partes do mundo e vendê-los por um bom preço em uma cafeteria de fácil acesso e com produtos exclusivos. O palco ainda é Saint-Etienne, cidade com 180 mil habitantes localizada a 55km de Lyon. A marca ficou conhecida na região e os dois estabelecimentos funcionaram muito bem em pouco tempo. De um lado a mão-de-obra da torra, do outro o café apresentado nas formas mais nobres no café bar. Os negócios corriam bem até o momento que Patrick, por razões que só ele e Deus conhecem, decidiu largar tudo e dedicar-se aos estudos. Quem vai entender?
Seus dois grandes projetos tiveram destinos um pouco diferentes. Sua irmã Florence Duboeuf não podia deixar a bela cafeteria sair da família e, por isso, assumiu o negócio e lá permanece há 10 anos. Ela mesma cuida pessoalmente de todos os detalhes: prepara os cafés, os serve, cuida da administração e o que mais for necessário para manter sua pequena empresa lucrativa. A empresa de torrefação passou para as mãos do nosso querido senhor Massoud, o mesmo que escrevemos aqui no Mexido.
Durante a visita à cafeteria Couleur Café não tive tanta sorte como a visita na empresa de torrefação Couleur Café. Madame Duboeuf estava muito ocupada cuidando dos demais clientes e não teve tempo para responder minhas perguntas com detalhes. Ela disse, porém, entre uma xícara e outra, que seus clientes preferem café da Costa Rica, Moca e no estilo italiano (blend de 80% de arábica e 20% de robusta). Tive que entender, afinal, ela cuida sozinha de todos os clientes: desde as contas até lavar os copos.
Assim como alguns lugares que visitei aqui algumas das paredes estavam forradas de diversas opções de chá. Meu pedido do dia: um chocolate com textura espessa e com toques de amaretto. Realmente uma delícia para quem gosta de bebidas bem doces!
Você é meu convidado especial para um breve tour pela pequena cafeteria em fotos em nossa página do facebook. Entre e fique à vontade!
O Mexido vai passar por Lyon e Paris?
Sim Minoda… Acabei de chegar de Paris depois de quatro dias de neve intensa.
Percorri alguns cafés famosos e agora estou organizando tudo para contar aqui. Em breve 😉
Abraços!