Apesar de já existirem mudas de ervas para chá em Portugal desde o século XIX, até 1843 não havia nada que pudéssemos chamar de plantação. Foi nessa época que nasceu, em terras lusitanas, a conhecida Ilha do Chá. Localizada no arquipélago de Açores, a Ilha de São Miguel é o berço do cultivo da bebida em toda a Europa.
A primeira colheita feita após a chegada dos chineses rendeu algo próximo a 8 kg de chá verde e 10 kg do preto. O número subiu para 5.000 kg e, depois, para 80 toneladas em apenas cinco anos. Em 1898, as ervas passaram a ser comercializadas e todos os agricultores da região depositavam confiança na dupla de Laus. Na primeira metade do século XX, já existiam diversas plantações (que exportavam centenas de toneladas das plantas para o mundo) e cerca de seis fábricas industrializadas.
A felicidade na ilha do chá prosperou durante muitos anos, até que restrições às exportações durante as duas grandes guerras fizeram com que os produtores focassem em culturas de subsistência. Foi aí que as plantações de chá perderam vez para a criação de gado e, das seis grandes fabricantes, apenas uma continuou de pé: a Gorreana.
Por: Lucas Tavares
Imagem: Mundo Lusiada e Acervo Gorreana
Vem aprender a receita perfeita para acompanhar um café da tarde!
Vem aprender a preparar essa deliciosa receita que vai se tornar a favorita de todos…
Essa é a receita que todo mundo precisa experimentar, vem conferir!
Um delicioso Panetone com Café que vai ganhar o coração de todos em casa!
Vem conferir a receita de sorvete que vai ser sucesso ai na sua casa!
Vem aprender a preparar um delicioso Coquetel sem álcool e surpreenda todos com essa delícia!
Deixe seu comentário