Quem leu nosso texto sobre as cerimônias do chá na China e no Japão pode entender melhor que, nestes eventos, cada detalhe importa. Com a bebida, é claro, isso não poderia ser diferente. Sabia que neste ritual (principalmente no Japão) um chá verde é moído especialmente para a ocasião? Chegou a hora de conhecer mais sobre o Matcha!
O Matcha foi descoberto há mais de 800 anos por monges budistas. Ele é quase um pó verde, que é feito por meio das folhas que são moídas utilizando moinhos de pedra artesanais. Após a infusão, o resultado é uma bebida de cor viva e sabor marcante.
Assim como os outros detalhes e itens de escolha de quem coordena o ritual, há muita atenção na hora de fazer o chá. Mas para prepará-lo não há nenhum mistério: Basta adicionar água quente sobre o pó e mexer até que a bebida se torne uniforme e que pequenas bolhas se formem na superfície do líquido, bem na borda da porcelana.
O Matcha também é largamente utilizado na gastronomia tanto como tempero – dando gostos e aromas novos aos pratos – quanto em aparência, já que possui uma coloração verde muito bonita e característica. Os tradicionais mochi (macarrão) e wagashi (confeitos de origem japonesa) são bons exemplos disso.
Além de todas estas características, esta variedade do chá verde possui inúmeros benefícios para a saúde – já que é rico em polifenóis, antioxidantes, teanina, proteínas e outras substâncias ótimas para a manutenção do bem-estar corporal.
Sugerimos que você experimente e descubra os sabores do Matcha. Depois, nos conte o que achou do chá verde em pó!
Por: Lucas Tavares
Minha e esposa e eu estivemos no Japão e participamos de uma cerimônia do chá. É incrível a quantidade de detalhes do ritual e o sabor do chá oferecido. Mas confesso que café ainda é de longe a minha bebida preferida. :- )
Olá Bruno, como vai?
Que legal, deve ser uma experiência incrível.
Uma perguntinha: você toparia contar para o Mexido esta sua história?
Adoraríamos contá-la aqui no blog. O que acha?
Abraços, volte sempre.
Olá @Mexidodeideias toparia sim! Na verdade, minha esposa tem mais jeito para escrever. Ela mantém um blog com receitas próprias, sem propaganda, patrocínio, etc. Somente por hobby mesmo. Ela escreve muito bem!
Olá Bruno.
Pode nos enviar o e-mail dela? Assim entramos em contato com mais facilidade.
Abraços e obrigado pela atenção.
@mexido, posso sim. mas não é legal ficar publicado aqui. Preenchi o comentário com o campo do meu e-mail. Tem como vcs me enviarem uma mensagem por lá? Daí eu envio o e-mail dela. è só um cuidado mesmo…
Bruno, o jornalista Lucas Tavares tentou contato com você através do Facebook.
Pode dar uma olhada em sua caixa de mensagens na aba "Outros"?
Abraços.