O país que anunciou o café ao mundo leva a bebida tão a sério que até tem uma cerimônia especial para ela. Na Etiópia, o ritual é feito para receber amigos, em ocasiões especiais ou simplesmente faz parte da rotina. Em alguns restaurantes ele é feito na mesa dos clientes e leva mais de 15 minutos para finalizar suas três etapas: lavar o grão verde, torra e servir.
O sortudo que tiver o privilégio de presenciar uma cerimônia feita por um etíope verá que uma mulher jovem trará os grãos verdes para a mesa. O primeiro passo é lavá-los. Depois coloca-se fogo em pedaços de lenha (nada elétrico ou a gás) para torrá-los. Quando o a brasa estiver bem quente, os grãos vão para uma pequena panela com cabo longo ou uma tigela de barro e a torra começa. Com movimentos delicados, a mulher nunca para de mexer o café até que ele atinja o grau de torra que ela deseja.
O som da brasa estalando, o cheiro do café torrado subindo e o ballet dos movimentos de quem prepara deve deixar tudo mais lindo. Depois de torrado, o café é moído em um pilão e este pó é colocado em uma garrafa bem estilosa. Além de linda, ela conta com um sistema de filtragem do café. O pó é colocado nela com água quente e logo depois é servido diretamente nas xícaras. A explicação de todos os processos é dada em inglês neste vídeo.
Como parte da tradição, incensos são acesos e folhas verdes são colocadas em volta dos utensílios usados no ritual. O fogo à base de madeira, uma colher para mexer os grãos enquanto são torrados e uma mesinha onde ficam as xícaras são itens indispensáveis. Também achei um vídeo que mostra a mesma cerimônia em uma casa mais simples. Notem que os passos são os mesmos.
Curiosos em saber como seria o mesmo ritual em casas ou apartamentos? Falta de espaço não é desculpa para pular as etapas. O fogo é geralmente aceso no meio da sala e a cerimônia pode ser feita no meio da casa, em frente à televisão como no vídeo abaixo. O processo pode ser mais simples, mas não menos gracioso.
E vocês? Como é o ritual/cerimônia do café em sua casa?
Muito legal! Sempre é muito bom conhecer a cultura de outros países, assim a gente consegue aprender coisas novas! Se eu fosse servir café igual a senhora do vídeo, eu já teria espirrado tudo pra fora! : )