Quem se lembra do carro movido a grãos, que mais parecia ter saído de um episódio dos Jetsons? Bom, parece que vai rolar uma reprise dessa quase ficção científica. O engenheiro, ambientalista e criador da engenhoca, Martin Bacon, lançou uma versão do veículo movido a café totalmente repaginada.Além de mais rápido, ele é autônomo, quebrou outros recordes e recebeu outro nome, o Bean Machine.
Para rodar por aí, essa versão trabalha de modo semelhante a seu antecessor. O engenheiro usa a palha do café (junção da casca externa e a intermediária) para alimentar um gaseificador, o equivalente ao tanque de gasolina do carro. O resultado da queima é uma mistura de gases, que quando filtrada, consegue alimentar um motor convencional de combustão.
O Bean Machine (Máquina de Grãos, em tradução livre) quebrou um recorde do Guiness, se tornando o veículo movido a café a atingir a maior velocidade, ou seja, em média 105 km/h. Ainda há planos para percorrerem 2,5 mil km, quebrando o recorde de maior distância percorrida. Esse último pertencia à versão antiga do carro.
Apesar de bem mais ecológicos que veículos movidos à gasolina ou diesel, o Bean Machine ainda não é viável para nossas garagens. Isso porque ele é caro para operar! Seu custo é de 20 a 25 vezes maior que o de um carro convencional.
Ao final, resta uma dúvida crucial. Será que fica um cheirinho de café por onde ele passa? Curioso para ver como funciona, dê play no vídeo abaixo:
Por: Lucas Tavares
Foto: Divulgação
Vem conferir esse Pavê de Café delicioso que só poderia ter sido feito com Café…
Vem conferir essa delícia de Pudim de Café que todo Brasileiro vai amar!
Vem conferir uma nova forma de fazer aquela Cocada que a criançada ama!
Vem conferir esse Bolo de Caramelo de Café que vai ser sucesso no café da…
Vem conferir a melhor receita de cocada para o seu arraia!
Vem conferir a receita de cupcake que vai ser a estrela do seu arraia!
Deixe seu comentário