Gelado e em lata! É assim que os japoneses adoram seus cafés. A variedade é grande e vai desde bebidas com ou sem leite e creme e ainda pode-se escolher a quantidade de açúcar. Elas vêm de máquinas automáticas iguais as que compramos doces e salgados aqui no Brasil e são unanimidade. Tanto, que o mercado dessas bebidas já superou há muito tempo o de refrigerantes.
Entre os diversos tipos e marcas disponíveis no mercado japonês, curiosamente, o café brasileiro se destaca. O chamado Georgia Vintage, feito pela Coca-Cola, é totalmente produzido no Brasil. O grão arábica vem de fazendas do país e é mantido em repouso no coco (na casca), dentro de tulhas de madeira por muito tempo.
O sucesso desse café é tanto que o produto está disponível em cerca de 1 milhão de vending machines (nome dado às máquinas de venda) do Japão. A própria Coca-Cola lucra mais com a venda desses cafés do que com seu famoso e único refrigerante sabor cola, conhecido em todo o mundo.
Mas, não somos o único produtor sul-americano a brilhar nos cafés japoneses. O grão colombiano também faz parte da composição do Georgia Emerald Mountain, que tem o mesmo conceito no Vintage: é gelado e em lata. O Emerald vende cerca de 650 milhões de latas por ano, levando consigo o selo na FNC (Federação Nacional do Café). Há versões em diferentes sabores e tipos.
A marca Georgia usa há cerca de 18 anos os cafés da Colômbia em seus produtos. Ela é grande responsável por tornar a bebida famosa no Japão, trazendo grande prestígio ao trabalho feito pelos colombianos.
Para matar a curiosidade enquanto não conseguimos degustar a bebida, encontramos um vídeo (em inglês) que descreve sensorialmente o produto.
Por: Lucas Tavares
No Brasil, café em lata ainda não faz parte da cultura local. Ainda mais gelado.
Creio que no exterior, mais especificamente no Japão, a grande quantidade de máquinas vendedoras automáticas, vem facilitar o consumo dessas bebidas. No Brasil, ainda predomina o cafezinho comum, em suas variedades (café com leite, puro, capuccino, quente, de preferência). É ainda, uma das bebidas tradicionais mais apreciadas do País
Onde posso comprar este café? Moro em Manaus.
Olá, Fabio. Como vai?
Infelizmente, não temos notícia de nenhum local aqui no Brasil que venda oficialmente os cafés citados no post.
Obrigado pelo comentário, abraços.
Voce fala em incentivar o consumidor brasileiro a experimentar, mas aqui no Brasil nao vende. Tem algo errado aí.
olá Raul, como vai?
O incentivo ao consumidor brasileiro é relacionado ao café gelado em si, e não somente com os produtos mencionados no texto.
Falamos um pouco mais sobre a versão gelada da bebida nos seguintes links: http://www.mexidodeideias.com.br/?s=caf%C3%A9+gel…
Na busca, há diversas matérias falando sobre o tema. Que tal dar uma olhadinha e ver o que acha? Depois, nos conte o resultado.
Abraços e volte sempre.