A gula está entre os sete pecados capitais, mas, em algumas ocasiões, acaba sendo perdoada. É o caso de quem se aventura no brunch (meio café da manhã, meio almoço) servido no Mosteiro de São Bento, em São Paulo (SP), sempre no último domingo de cada mês.
O passeio começa por volta das 11h30, mas quem preferir pode aproveitar e chegar às 10h para acompanhar a missa celebrada na basílica de São Bento, que conta com órgão e com os monges performando cantos gregorianos. Exposições de arte ou música também fazem parte do roteiro. Ao meio-dia, todos são orientados a seguir para o refeitório onde o brunch é servido.
Apesar dos monges serem exímios cozinheiros e confeiteiros, o cardápio fica por conta de famosos buffets e chefs renomados, sendo um convidado a cada mês. Mesas de saladas, pratos quentes, acompanhamentos e sobremesas enchem os olhos (e a barriga) de quem participa do evento. Chá, café e bolachinhas também são servidos.
Após o brunch, os convidados são guiados em um passeio pelas dependências do mosteiro (com exceção da clausura dos monges). Os aposentos que serviram de morada para o Papa Bento XVI em 2007 também podem ser visitados. No final do tour, uma passada na loja que vende as delícias gastronômicas feitas pelos monges – onde é possível encontrar pães, doces, bolos e licores.
O evento é concorrido e é preciso reservar com meses de antecedência uma vaga. Para mais informações, é só clicar aqui. Se você já fez esse passeio gastronômico e histórico, conte sua experiência nos comentários!
Por: Carolina Gasparini
Deixe um comentário