Calma lá! Gema de ovo no café é mesmo bizarro. Mas, só para nós, do lado de cá do mundo, já que a mistura é comum para os austríacos. Além de estar no roteiro do café gelado, o país também é famoso por encher as páginas do menus de cafeterias com várias e várias versões da bebida. E, algumas delas são justamente as que levam o ingrediente acima. Um exemplo é o Kaiser Melange, um inusitado mix que leva a gema, o café e mel.
Algumas versões do drink também tem o conhaque como ingrediente principal. Outras têm o acompanhamento do leite. Para fazer, é fácil: basta misturar o ovo e o mel em um copo. Enquanto mexe, adicione o café quente bem devagar até o volume desejado. Depois, vem a melhor parte, que é degustar!
Já o Zarenkaffee é quase igual ao Kaiser. Nele, uma mistura de gema de ovo e açúcar é batida até formar uma espuma, que é colocada por cima do café em um copo. Algo como uma calda por cima da bebida.
E, não é que o costume de misturar esses dois ingredientes também está presente nos Estados Unidos? Segundo o site BC Egg, há cerca de 100 anos, havia o hábito de colocar 2 ovos crus na bebida para preparar o “melhor café de todos os tempos”. A receita exótica é citada em um livro de receitas dos anos 1920.
E, então? Teria coragem de experimentar esse mix?
Imagem: BC Egg
Por: Lucas Tavares
isso não é bizarro para me,minha preparava essa mistura de café com gema quando eu era pequena,batia a gema com o açúcar e acrescentava o café o leite e o mel isso se chama GEMADA
é isso mesmo JU COSTA. tradição dos imigrantes alemães e austríacos: bater a gema com açucar, até ter um creme esbranquiçado, e aí misturar o café. antigamente nem sempre havia leite a toda hora, e aí se apelava para ovos.
Olá Jaqueline e Ju Costa!
Que interessante!! Minha mãe fazia gemada diferente. Batia com açúcar apenas e nos servia. Adicionar o café foi uma novidade para mim, mas isso não faz desta tradição algo bizarro. Vocês tem toda razão!!
Obrigada pelos comentários!
Beijos,
Kelly
Tomei muito isso, não é nada bizarro, quando criança, tomava, uma delicia, bem feito, com açúcar ou mel, bem batido, hum… Pena que não de deve fazer mais por problemas com a salmonela.
Oi Marcelo, se você comprar ovos frescos orgânicos de produtores de confiança (feirinha do Parque da Água Branca p ex) pode fazer sem medo de ser feliz! Mas faça com mel ou com rapadura da boa, não com açúcar : ) Ah, e uma baunilha vai bem pacas aí!
Oi Marcelo!
Como eu disse para a Jaqueline e Ju Costa no comentário acima, a prática de colocar café na gemada é nova para mim… mas isso não justifica o uso do termo bizarro. Vocês têm razão!!
Obrigada pelo comentário 😉
Beijos,
Kelly