Como contamos aqui, os chamados chás clássicos são aqueles provenientes da Camellia sinensis – como o branco, verde, vermelho, preto etc. As outras versões são, na verdade, misturas ou blends das ervas acima com folhas, raízes, caules e outras partes de algumas plantas. Apesar de ser apenas uma infusão, o chimarrão tem sua importância cultural e, claro, sensorial dentro do Brasil (principalmente no sul do País). Quer saber mais sobre ele?
Estes índios acreditavam que este homem era enviado do Deus do Bem (Tupã) que, em agradecimento, deixou de presente uma companhia aos dias solitários na floresta. Assim nasceu a primeira árvore da erva-mate, que ficou aos cuidados de um dos índios mais velhos e sábios da tribo. Desta forma, surgia o consumo do chimarrão.
A História mostra uma versão menos charmosa, mas parecida com a lenda descrita acima. Segundo os estudiosos do período, os colonos espanhóis que cuidavam dos gados utilizaram a mão de obra dos índios e, estes, absorveram o hábito de consumir a bebida.
A própria palavra mate (matty) significa “cuia” no idioma da tribo quíchua, em referência ao utensílio utilizado no consumo da infusão – juntamente com a bombilla, a união de colher, canudo e coador, típico do chimarrão.
Dá um gostinho a mais saber da história da bebida, não acha? Agora não há mais confusão: chá é chá, chimarrão é chimarrão. E os dois são deliciosos.
Por: Lucas Tavares
Vem conferir esse Pavê de Café delicioso que só poderia ter sido feito com Café…
Vem conferir essa delícia de Pudim de Café que todo Brasileiro vai amar!
Vem conferir uma nova forma de fazer aquela Cocada que a criançada ama!
Vem conferir esse Bolo de Caramelo de Café que vai ser sucesso no café da…
Vem conferir a melhor receita de cocada para o seu arraia!
Vem conferir a receita de cupcake que vai ser a estrela do seu arraia!
Deixe seu comentário