Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

A história do consumo do leite de vaca

Afinal, desde quando bebemos o leite de vaca? Conheça a história da bebida e como ela chegou até os dias de hoje, aí no seu copo.

Esta é uma pergunta um tanto difícil de responder: desde quando tomamos o leite de vaca? Apesar de o produto estar presente em quase todos os lares, poucos sabem decifrar esse enigma. A história nos mostra que os primeiros a ordenharem o animal para o consumo da bebida fizeram isso em 6 mil a.C. – e habitavam as regiões atuais da Inglaterra e Europa Ocidental.

Mas como sabemos de tudo isso? Habitantes da Líbia deixaram para trás diversas pinturas rupestres que mostravam a imagem de vacas sendo ordenhadas. Nos desenhos, que datam de 5 mil a.C., já apareciam até os processos de fabricação de queijos!

Assim como o chocolate, o leite também teve sua fase divina. Por volta de 3.500 a.C., o povo egípcio utilizava a bebida com finalidades religiosas, assim como outras tribos e civilizações. A vaca era adorada e dedicada aos deuses cultuados nos templos. Sua fama era tanta que diversos filósofos e pensadores famosos, como Aristóteles e Heródoto, mencionaram o líquido em alguns de seus registros.

Segundo Leopoldo Costa, do site Stravaganza, a vaca é considerada uma dádiva divina pela civilização Védica (Índia), na mitologia hindu e pelos gregos. Os últimos possuem diversas lendas relacionadas ao líquido, sempre relacionadas a Zeus.

E o Brasil, também tem suas histórias para contar sobre esse ingrediente? Foi aqui que surgiu a famosa lenda envolvendo o líquido e uma fruta: para evitar o consumo pelos escravos, os fazendeiros espalharam o boato de que comer manga e beber leite matava. Como gostavam muito do fruto, eles pararam de tomar a bebida.

Quem diria que existe tanta história dentro de um copo de leite?

Por: Lucas Tavares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *