Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

A história do café solúvel

Ele foi inventado por um japonês, nos Estados Unidos, e evoluiu graças a uma mãozinha brasileira. Conheça a história do café solúvel!

Ele é prático, rápido de preparar, você já deve ter provado algumas vezes e provavelmente não sabe sua origem. Afinal, de onde vem o café solúvel? Segundo a história, a primeira versão instantânea da bebida foi criada em Chicago, EUA, no ano de 1901, pelo cientista japonês Satori Kato. O produto, considerado apenas uma espécie de protótipo, passou por outras mãos – incluindo as fundamentais brasileiras –, evoluindo e chegando à solução que você toma hoje em dia.

Apesar de ter sido criado por Kato, o café solúvel foi aperfeiçoado pelo inventor George Washington e amplamente utilizado durante a Segunda Guerra Mundial. As tropas dos Estados Unidos chegaram a consumir algo em torno de 100 mil quilos durante as batalhas.


Apesar do uso em larga escala, o produto só ganhou fama anos mais tarde, mais precisamente em 1937. Na época, o Brasil lidava com a produção em excesso de seus grãos e a solução encontrada pelos produtores da época foi recorrer a empresas internacionais.

Junto de um representante do Departamento Nacional do Café, os agricultores sugeriram a produção de um cubo de café que conservasse, garantisse durabilidade e, claro, o sabor da bebida. Após as pesquisas necessárias, nasceu um pó de café solúvel em água e que ainda tinha as características de aromáticas e gustativas do grão.

Por: Lucas Tavares

5.091 respostas para “A história do café solúvel”

  1. Thais disse:

    Não seria bem um comentário e sim uma pergunta.Seria verdade que o café contem sangue?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *