Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

A coleção de Isabelinas

Requinte e delicadeza marcam as xícaras Isabelinas, a paixão do especialista em arquivologia André Gomes dos Santos. Conheça sua história

As xícaras Isabelinas são famosas pelo requinte e delicadeza da decoração. Tanto que são admiradas por muitos apreciadores de café e chá. Conhecemos um dos aficionados por essas peças, o especialista em arquivologia André Gomes dos Santos. Ele gosta tanto desse modelo que até começou uma coleção para chamar de sua: “São as mais antigas e bonitas que existem. O trabalho de ornamentação é 100% artesanal. Costumo dizer que são obras de arte, resistentes ao tempo”.

Ele nos conta que elas surgiram durante o reinado da Rainha Isabel II, da Espanha, no período do Romantismo. “As cores são fortes, marcantes e douradas. Também são utilizadas palavras, como ‘amizade’, ‘saudade’, ‘lembrança’, ‘recordação’, ‘Boas Festas’, entre outras ideias românticas. No interior do estado de São Paulo, os armazéns de época tinha o costume de presentar os melhores clientes com as xícaras”.

Santos explica que a paixão pelas Isabelinas surgiu quando era bem pequeno: “Ao visitar uma tia-avó, notei uma cristaleira maravilhosa na sua sala de visitas. No quarto também havia uma cômoda e, na cozinha, uma Santa Ceia e um relógio, também antigos”. Foi amor à primeira vista. Ele começou a ir atrás de outros itens de época, o que inclui as xícaras de porcelana.

“Na época, era criança e não tinha dinheiro para comprar. Somente quando conclui a graduação, ao conquistar meu primeiro emprego, comecei a colecionar. Antes de adquirir a primeira, ganhei duas de um amigo. Essas xícaras são difíceis de encontrar”.

Paixão pelo café

Assim como o amor pelas Isabelinas, Santos diz que sua paixão pelo café também vem da infância. “Começou quando era criança, quando eu e minha família íamos à casa da minha avó paterna passar o domingo. Ela tinha uma garrafa térmica cor-de-rosa e fazia o café de uma maneira bastante artesanal”.

“Outra lembrança que tenho é de um pedreiro que construiu a casa dos meus pais. Ele fazia um café forte e muito doce. Muito mesmo! Tanto que parecia um licor. Sabor inigualável! Sempre após o expediente, ele oferecia para mim e minha irmã, já que passávamos a tarde em volta dele. Por incrível que pareça, esse café marcou mais que o da minha avó”.

Além das porcelanas românticas, percebemos que o café também marcou a vida de Santos. E a sua? Conte sua história nos comentários!

Por: Lucas Tavares

coffeelover

Pavê de Café Santa Clara

coffeelover

Pudim de Café Brasileiro

coffeelover

Bolo de Caramelo de Café Pimpinela

5.091 respostas para “A coleção de Isabelinas”

  1. dora lea g pagnani . disse:

    Adorei a xicara ,tambem faço coleçäo tenho mais ou menos 400 peças que eram da minha vó que passaram para minha mãe e agora estäoco comigo,adoro cuido como se fossem verdadeiras reliquias ,então entendo o seu gosto pelas suas .um abraço …….

    • Mexido de Ideias disse:

      Olá, Dora. Como vai?
      Que legal! O que acha de contar sua história para a gente? Adoraríamos ter sua participação aqui no Mexido? O que acha?
      Abraços e volte sempre.

    • jussara fortes disse:

      Oiii Dora ! vc teria alguma q queira doar aceito viu ,bjus pode ser bem velhinha sabe como é nossas taras pelas xicrinhas ,bjus

  2. dora lea g pagnani . disse:

    Postei no meu face algumas delas ,quando puder de uma olhada ………um abraço .

  3. jussara fortes disse:

    Queridos amigos (as) tbém coleciono xicrinhas ,as isabelinas são muito caras,eu segui nas mais simples ,se algum de vcs tiver alguma Isabelina repetida e quiser me presentear fico grata,amigos aceito de tudo ok
    Jussara

    Att

  4. mara rodrigues disse:

    Sou Colecionadora ,gostaria de trocar idéias com quem coleciona tambem e tenho Repetidas ,
    meu Email é ,mara@tribosdobrasil.com.br .

    obgda

  5. ana camargo disse:

    andré , estou me desfazendo de uma coleção de umas 100 xicaras . Entre elas várias isabelinas de café e algumas de chá . se quiser me passe seu email e passo um arquivo dropbox que montei com as xicaras todas. Estou pondo em leilão essa semana …se quiser olhar e se interessar antes do leilão podemos falar . anaclaudiacamargo@terra.com.br

  6. fernanda disse:

    Comentário para André Gomes dos Santos. Tenho três isabelinas com a inscrição “felicidade” e gostaria de lhe oferecer.

  7. Angela Braunstein disse:

    Olá, bom dia. Estou vendendo uma belíssima coleção da família com xícaras da França, Portugal, Espanha, Alemanha, Argentina dentre outros. Raridade para colecionadores em quantidade e qualidade ! 300 xícaras completas (com pires), 25 xícaras avulsas com pires diferentes e 1 conjunto de bandeja com bule e xícaras pequenas. Não temos interesse em vender peças avulsas. TODAS as peças estão devidamente catalogadas e fotografadas conforme fotos abaixo.
    No facebook criei um álbum com todas as xícaras.
    https://www.facebook.com/angela.braunstein/media_set?set=a.1252954231405869.1073741847.100000739121831&type=3&pnref=story
    Obrigada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *