Imagine um grão de café do tamanho de uma azeitona. Estranho? Bem, foi com esta mesma surpresa que o produtor Ottogamiz de Oliveira Júnior e o consultor Florêncio Feio de Freitas Filho descobriram a planta com os grãos gigantes. Apesar do apelido dado em inglês, o big coffee (café grande) é uma descoberta bem brasileira e surpreendeu por apresentar grãos com o dobro do tamanho convencional.
De acordo com o site Pólo de Excelência do Café, foi bem no meio de um cafeeiro Bourbon na Fazenda Santa Rita, na cidade de Piumhí – Minas Gerais –, que a novidade surgiu. Pelo fato de uma única planta ter produzido grãos de café muito grandes, acredita-se que se trata de uma mutação genética natural. O desafio agora é reproduzir os mesmos padrões desta novidade em outras plantas e em larga escala. Por isso, pesquisadores da Universidade Federal de Lavras (UFLA) já estão trabalhando para viabilizar e disponibilizar uma nova cultivar no mercado. Por ser algo tão novo, os especialistas ainda não conseguem dar dados específicos sobre a qualidade e sabor da bebida deste grão, mas isso não abala o otimismo dos produtores.
Curioso em saber um pouco mais sobre a pesquisa? O professor do departamento de agricultura, Samuel Pereira de Carvalho, explica tudo no vídeo abaixo.
Mais sobre o big coffee, também conhecido como o super grão:
Fonte e imagem: Polo de Excelência do Café
Deixe um comentário