Ideias que deixem as plantações de café mais sustentáveis e produtivas estão entre nossos temas prediletos quando o assunto é o grão. E é por isso que ficamos felizes quando conhecemos esse projeto piloto que está sendo aplicado em 19 fazendas na América Central pela UTZ Certified. Além de reduzir poluentes e gerar energia, a novidade ainda consegue economizar até 50% da água utilizada no cultivo.
Chamado de The Energy from Coffee Wastewater, o projeto é desenvolvido em fazendas da Nicarágua, Guatemala e Honduras. E funciona assim: Os milhares de litros de água gastos em processos como o beneficiamento do grão (rico em resíduos orgânicos) são submetidos a um processo de decomposição. A parte orgânica deste líquido é convertida em biogás e a água resultante pode ser utilizada novamente na produção cafeeira.
Segundo a UTZ, o processo é benéfico para o meio ambiente de diversas maneiras. Primeiro, ao diminuir a quantidade de água utilizada sem nenhum tipo de tratamento em bacias e rios. E também ao reduzir a produção de gases, como o metano, que é prejudicial ao clima.
E o mais legal de tudo: Como já contamos, o processo ao qual a água é submetida produz biogás. E esse combustível está sendo utilizado pelos fazendeiros para alimentar fogões, fornos, máquinas, bombas e outros equipamentos utilizados no dia a dia da produção do café.
Os planos da organização são de expandir o projeto para outras regiões, como Peru e o nosso Brasil. Boa notícia para a UTZ, para os fazendeiros, para o café e, claro, para o meio ambiente. Afinal, todos saem ganhando quando somos sustentáveis.
Por: Lucas Tavares
Deixe um comentário