Pelo 12º ano, a ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café) revelou os donos do selo Melhores Cafés do Brasil. O concurso avalia os lotes vencedores de torneios regionais dos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, São Paulo e Bahia.
Os dez melhores lotes são avaliados por um júri técnico formado por cinco especialistas. A novidade da edição da Safra 2015 foi a inclusão de notas especiais avaliando critérios de sustentabilidade da produção do grão e outra feita por um júri popular de 55 membros, com representantes dos cinco estados participantes.
O produtor campeão do concurso foi João da Silva Neto, de Araponga (MG), com a nota final de 8,72 pontos, em uma escala de zero a dez. “Esse reconhecimento me mostra que vale a pena investir na qualidade do café”, disse o vencedor durante o evento de premiação realizado em São Paulo (SP).
Os produtores foram divididos em três categorias: Cereja Descascado, Natural e Microlote. Após o anúncio dos melhores, foi realizado em janeiro de 2016 um leilão no qual empresas brasileiras puderam dar seus lances pelos lotes campeões. O investimento é refletido no mercado com a venda de cafés que levam o selo especial da ABIC aos consumidores do país.
Por: Marina Oliveira
Deixe um comentário