Aquele que não tem polpa, oras! A resposta seria exatamente essa se levarmos o termo ao pé da letra. Felizmente, o conceito vai um pouco mais além. E é aí que está a beleza! Antes de entender como o café poderia ter sua polpa removida é importante lembrarmos que ele é um fruto! Seu ciclo começa com uma linda flor, passa por algumas fases até chegar ao ponto que mais nos interessa neste post: cereja (fase ideal maturação). Assim como em qualquer fruta, os sabores do café serão melhores quando ele está totalmente maduro. Por isso, sugere-se que ele seja colhido quando atinge o ponto cereja (quando ele está vermelhinho).
Se pudéssemos fazer um raio-X do fruto, ele se dividiria nas seguintes camadas:
• Casca – com o processo de amadurecimento, ela passa da cor verde para a vermelha ou amarela.
• Polpa – aqui está ela! Localizada logo abaixo da casca, ela é bastante carnuda.
• Mucilagem – situada entre a polpa e pergaminho, trata-se de uma camada viscosa rica em açúcares.
• Pergaminho – é uma película bem fina que envolve a semente.
• Sementes ou Grãos – este vocês vão acertar! É o café que estamos acostumados a ver em fotos e vídeos. Cada fruto de café contém duas sementes (ou grãos).
Agora que ficou claro que o fruto do café tem de fato polpa, como ela é retirada? É simples. Os grãos cerejas são submetidos a uma pressão ao passar entre um cilindro com furos de uma máquina. Estes equipamentos simples (chamados despolpadores) fazem com que a casca saia de um lado e os grãos vão para o outro. Até este ponto, o fruto foi apenas descascado.
O próximo passo é literalmente lavar o grão e retirar a polpa e a mucilagem. Depois desta etapa, o grão fica com aparência branquinha como mostra a foto acima. Este processo utiliza água para separar com facilidade a casca e pode acontecer de duas formas: por meio do beneficiamento lavado ou semi-lavado, como já explicamos aqui e aqui. Retirados os açúcares (pois a mucilagem foi retirada juntamente com a polpa), o café fica mais ácido.
Minha grande dúvida de xereta nata que sou era: porque retirar o docinho do café e deixá-lo mais ácido se a maioria dos consumidores brasileiros gosta de café mais doce? A resposta não demorou: a acidez é bastante valorizada no mercado externo e também facilita fazer blends diferentes (processo de mistura de grãos).
Se você tem informações adicionais sobre o café despolpado, divida conosco! Vamos mexer ideias!
Imagem: Site da Camara Municipal de Irupi
Vem conferir esse Pavê de Café delicioso que só poderia ter sido feito com Café…
Vem conferir essa delícia de Pudim de Café que todo Brasileiro vai amar!
Vem conferir uma nova forma de fazer aquela Cocada que a criançada ama!
Vem conferir esse Bolo de Caramelo de Café que vai ser sucesso no café da…
Vem conferir a melhor receita de cocada para o seu arraia!
Vem conferir a receita de cupcake que vai ser a estrela do seu arraia!
Deixe seu comentário