Quem mora em São Paulo provavelmente já deve ter visto reportagens e alertas sobre a seca e a falta de água. Em diversas cidades do País, o uso consciente desse líquido tão valioso é assunto antigo. Para economizar a utilização no campo, o Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café, criou duas novas tecnologias que contribuem para o racionamento dentro das plantações do grão: o Sistema para Limpeza de Águas Residuárias e o Estresse Hídrico Controlado.
Já a tecnologia chamada de Estresse Hídrico Controlado se baseia, como o próprio nome diz, no controle da irrigação em estações secas do ano. O produtor interrompe a distribuição de água por 72 horas, sincronizando e uniformizando o crescimento dos frutos do café. Este procedimento, segundo o site do Consórcio Café, aumenta a produtividade em até 15%, diminui a operação de máquinas em 40%, reduz grãos mal formados em 20% e os custos com água e energia em 35%.
O resultado das novas tecnologias poderá ser sentido no bolso e, claro, na consciência do produtor – que economizará dinheiro e poupará este líquido tão precioso para amantes do café.
Por: Lucas Tavares
Vem conferir esse Pavê de Café delicioso que só poderia ter sido feito com Café…
Vem conferir essa delícia de Pudim de Café que todo Brasileiro vai amar!
Vem conferir uma nova forma de fazer aquela Cocada que a criançada ama!
Vem conferir esse Bolo de Caramelo de Café que vai ser sucesso no café da…
Vem conferir a melhor receita de cocada para o seu arraia!
Vem conferir a receita de cupcake que vai ser a estrela do seu arraia!
Deixe seu comentário