A ciência (mais uma vez) está em sintonia com o café! E desta vez em solo nacional. Uma nova tecnologia de poda dos pés do cafeeiro, desenvolvida há seis anos pelo Instituto Capixaba de Pesquisa e coordenada pela Embrapa Café, já apresenta um aumento da produtividade da plantação em aproximadamente 35% – e uma redução de 50% da mão-de-obra necessária para o processo.
“Com a aplicação da técnica, a lavoura fica mais limpa e arejada, o que leva a menores incidências de pragas e doenças, como a ferrugem, por exemplo. Dessa forma, o custo de produção é menor”, diz Abraão Carlos Verdin Filho, coordenador do projeto.
O objetivo dos pesquisadores agora é ampliar o projeto para outras regiões produtoras dentro do Estado do Espírito Santo. A intenção é levá-lo para cerca de 30 municípios que produzem o café arábica, para que a técnica seja validada em outros tipos de terreno e altitudes.
Ao que parece, a nova tecnologia tem agradado produtores, já que facilita o processo e aumenta a produtividade. Segundo as instituições de pesquisa, esta nova poda é recomendada, por enquanto, no estado do Espírito Santo.
Já estamos na torcida para que o projeto dê certo em todo o País, trazendo mais praticidade e, claro, desenvolvimento para quem produz!
Por: Lucas Tavares
Vem conferir esse Pavê de Café delicioso que só poderia ter sido feito com Café…
Vem conferir essa delícia de Pudim de Café que todo Brasileiro vai amar!
Vem conferir uma nova forma de fazer aquela Cocada que a criançada ama!
Vem conferir esse Bolo de Caramelo de Café que vai ser sucesso no café da…
Vem conferir a melhor receita de cocada para o seu arraia!
Vem conferir a receita de cupcake que vai ser a estrela do seu arraia!
Deixe seu comentário