Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

Nova tecnologia para a poda do café arábica

Nova técnica, que já era utilizada para outros tipos de café, aumenta muito o rendimento e até a produtividade da plantação.

A ciência (mais uma vez) está em sintonia com o café! E desta vez em solo nacional. Uma nova tecnologia de poda dos pés do cafeeiro, desenvolvida há seis anos pelo Instituto Capixaba de Pesquisa e coordenada pela Embrapa Café, já apresenta um aumento da produtividade da plantação em aproximadamente 35% – e uma redução de 50% da mão-de-obra necessária para o processo.

Chamada de Poda Programada do Café Arábica, a técnica pode aumentar de 5 a 7 para 12 a 14 os sacos diários colhidos no espaço de um hectare. A nova tecnologia ainda ajuda na uniformidade da maturação e diminui a bienalidade – isto é, quando uma plantação produz mais em um ano do que no outro.

“Com a aplicação da técnica, a lavoura fica mais limpa e arejada, o que leva a menores incidências de pragas e doenças, como a ferrugem, por exemplo. Dessa forma, o custo de produção é menor”, diz Abraão Carlos Verdin Filho, coordenador do projeto.

O objetivo dos pesquisadores agora é ampliar o projeto para outras regiões produtoras dentro do Estado do Espírito Santo. A intenção é levá-lo para cerca de 30 municípios que produzem o café arábica, para que a técnica seja validada em outros tipos de terreno e altitudes.

Ao que parece, a nova tecnologia tem agradado produtores, já que facilita o processo e aumenta a produtividade. Segundo as instituições de pesquisa, esta nova poda é recomendada, por enquanto, no estado do Espírito Santo.

Já estamos na torcida para que o projeto dê certo em todo o País, trazendo mais praticidade e, claro, desenvolvimento para quem produz!

Por: Lucas Tavares

coffeelover

Jack Daniel’s lança café com sabor de whisky

Mercado

Brasil bate recorde de produção de café em 2016

Mercado

Catálogo online mapeia espécies de café arábica

5.091 respostas para “Nova tecnologia para a poda do café arábica”

  1. valentinajacome disse:

    Que fantástica estes avanços tecnológicos. Gostei muito deste post.Obrigada por dividir.

    • Mexido de Ideias disse:

      Olá, Valentina. Tudo bem?
      Muito legal, não acha?
      As novas tecnologias estão trazendo muitos avanços para os produtores.
      Obrigado pelo comentário, volte sempre.

  2. Feis Aguilar Amado disse:

    boa noite, gosto muito da plantação de café(o cafezinho coado incluso), minha pergunta, o tipo de café arábica não é cultivada no brasil em maior escala, por menor produtividade que o robusta, ou por uma menor resistência a pragas?.

    • Mexido de Ideias disse:

      Olá Feis, como vai?
      Não entendemos muito bem a sua questão. O café do tipo arábica é o mais produzido em território brasileiro, chegando a ter 70% deste parcela.
      Pode nos explicar melhor sua dúvida?
      Abraços e até a próxima.

  3. jarbas disse:

    Boa Tarde

    Moro na regiao de Sorocaba temos uma industria de embalagens e estou pensando em diversificar meu negocio, e estive vendo a plantacao de café Arabica, inclusive com as novas formas de colheita aonde reduz o custo com mao de obra, e com isso talvez falicite a entrada de pessoas sem conhecimento no Mercado, aonde poderia ler um pouco mais sobre o plantio de gostaria de saber se a regiao de Sorocaba e boa para o plantio?

    obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *