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Juan Valdez e o marketing do café

Como pode um personagem fictício, criado para “vender” o café colombiano, pode ter uma conta de twitter, facebook? Melhor: ele também tem um blog (aqui) atualizado regularmente em dois idiomas, espanhol e inglês! Estou falando do famoso Juan Valdez, que depois de 40 anos intensos dedicados às campanhas de comunicação de marketing, representa o café da Colômbia.

Como pode? Simples meus caros: estratégia de marketing! E as mídias sociais são apenas mais uma ferramenta que a Associação Nacional dos Cafeicultores da Colômbia encontrou para continuar seu belíssimo de trabalho de comunicação e venda de marca.

Foi assim, vendendo seu peixe…quer dizer… seu café, que a Colômbia conquistou grandes mercados como os Estados Unidos e virou referência de qualidade na Europa nos últimos anos. De acordo com este post do site Estratégia de Marketing, a Colômbia costuma investir cinco vezes mais que o Brasil em campanhas de marketing. “O investimento nacional nessas campanhas é ainda pequeno, por volta US$ 8 milhões ao ano para os cafés especiais”. Já a Colômbia investe US$ 40 milhões por ano para vender seus cafés.

O que nós, produtores de café, baristas, torrefadores e jornalistas, podemos para mudar este cenário? Aprender com nosso vizinho, oras! Observar o que deu certo e achar nosso meio de vender o café brasileiro. Por acompanhar diariamente as mídias sociais, vejo que já tem gente fazendo sua lição de casa. Este é o caso da comunidade Manejo da Lavoura Cafeeira e das meninas do IWCA, mas ainda temos uma longa estrada para caminhar. O que falta? União. No caso colombiano, a marca Juan Valdez representa mais de 500 famílias. Porque não fazemos o mesmo?

Tomei conhecimento que o pessoal do Café do Cerrado tem feito um bom trabalho neste sentido, mas não vejo forte presença em eventos nacionais e internacionais. Também não há uma boa presença na internet. Existe um site simples (aqui) sem informações sobre seus trabalhos e avanços. É um começo, mas longe de uma realidade ideal.

Outro detalhe importante. Vamos vender o café de uma região ou do Brasil? A marca Cafés do Brasil também existe e tem até seu logo estampado nas sacas de café, mas o que eles tem feito para vender nosso “ouro verde”? Tenho algumas respostas, mas este é assunto para outro post.

Se você tem considerações sobre o assunto, registre nos comentários deste post!

Imagens: facebook e twitter da marca Juan Valdez

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