Como pode um personagem fictício, criado para “vender” o café colombiano, pode ter uma conta de twitter, facebook? Melhor: ele também tem um blog (aqui) atualizado regularmente em dois idiomas, espanhol e inglês! Estou falando do famoso Juan Valdez, que depois de 40 anos intensos dedicados às campanhas de comunicação de marketing, representa o café da Colômbia.
Foi assim, vendendo seu peixe…quer dizer… seu café, que a Colômbia conquistou grandes mercados como os Estados Unidos e virou referência de qualidade na Europa nos últimos anos. De acordo com este post do site Estratégia de Marketing, a Colômbia costuma investir cinco vezes mais que o Brasil em campanhas de marketing. “O investimento nacional nessas campanhas é ainda pequeno, por volta US$ 8 milhões ao ano para os cafés especiais”. Já a Colômbia investe US$ 40 milhões por ano para vender seus cafés.
Tomei conhecimento que o pessoal do Café do Cerrado tem feito um bom trabalho neste sentido, mas não vejo forte presença em eventos nacionais e internacionais. Também não há uma boa presença na internet. Existe um site simples (aqui) sem informações sobre seus trabalhos e avanços. É um começo, mas longe de uma realidade ideal.
Outro detalhe importante. Vamos vender o café de uma região ou do Brasil? A marca Cafés do Brasil também existe e tem até seu logo estampado nas sacas de café, mas o que eles tem feito para vender nosso “ouro verde”? Tenho algumas respostas, mas este é assunto para outro post.
Se você tem considerações sobre o assunto, registre nos comentários deste post!
Imagens: facebook e twitter da marca Juan Valdez
Vem conferir esse Pavê de Café delicioso que só poderia ter sido feito com Café…
Vem conferir essa delícia de Pudim de Café que todo Brasileiro vai amar!
Vem conferir uma nova forma de fazer aquela Cocada que a criançada ama!
Vem conferir esse Bolo de Caramelo de Café que vai ser sucesso no café da…
Vem conferir a melhor receita de cocada para o seu arraia!
Vem conferir a receita de cupcake que vai ser a estrela do seu arraia!
Deixe seu comentário