Os conceitos de ergonomia são geralmente aplicados em escritórios e fábricas, mas esta foi a primeira vez que eu vi dedicado às atividades no campo. O cinturão ergonômico, batizado por Coco que nada mais é que uma gíria colombiana para “recipiente para colher”, pode revolucionar a rotina dos catadores de café e mudar o ritmo de trabalho nas colheitas.
Desenhado pela estudante de desenho industrial da Escola de Desing Parsons, Cue Ravassa Gabriela, ele não é muito diferente dos cestos utilizados atualmente, mas pequenas melhoras ergonômicas o tornam único. A ideia é simples. Um balde desenhado especialmente para acompanhar as formas do corpo (da cintura mais especificamente) é amarrado na pessoa que irá colher o café. A grande inovação está no cinto. Com um apoio maior na parte das costas, ele garante mais estabilidade na hora de se movimentar e divide o peso de forma mais confortável. Esta pequena mudança de design garante conforto, melhora as condições de trabalho e evita possíveis casos de dor nas costas.
De acordo com a designer, o recuo na parte inferior do balde respeita o movimento quando o trabalhador anda e, assim, evita hematomas nas pernas. Duas alças evitam possíveis quedas e aumentam a segurança quando eles são transportados de um lugar para outro. Para informações mais detalhadas sobre o produto, clique aqui.
Agora, eu gostaria de ver isso aplicado nas lavouras. Você já viu alguma inovação que melhora as condições de trabalho no campo? Envie para gente!
Deixe um comentário