Derriçadeira portátil, derriçadora, mão mecânica ou pente mecânico. Ela pode receber outros nomes ou apelidos nas inúmeras lavouras desse nosso Brasil, mas sua função é basicamente a mesma: colher café. Este seria o “braço mecânico” do agricultor que o ajuda a agilizar, facilitar e baratear os custos da colheita.
Seu sistema de operação é ideal para lavouras localizadas em um terreno irregular, montanhoso e cheio de declives. Esta é a solução encontrada e largamente usada em fazendas montanhosas, que cultivam o grão. Além de oferecer melhores condições de trabalho, ele ainda aumenta a produtividade e renda do trabalhador. Assim, uma pessoa que ganharia cerca de R$ 1.500,00 durante o mês com a colheita manual pode chegar à marca de R$ 4.600,00. Pelo menos é isso que a reportagem do Jornal Nacional cita abaixo.
Como funciona? Para colher os frutos do cafeeiro, basta colocar o pente (a parte que lembra uma mão com dedos vibratórios) entre os galhos e ligar o motor. A vibração fará com que os grãos caiam sobre os panos que ficam no pé de cada árvore e que recebem o café. Com um motor de moto-serra de dois tempos, o longo braço deste equipamento é bastante eficiente para alcançar os pontos mais altos. O movimento em si lembra o pentear, parece que o agricultor está penteando as árvores com um pente especial.
Como estamos em plena colheita, confira outras formas de colher o café aqui e aqui.
Imagens:
1 – Patentes Online
2 – HS Floresta e Jardim
Deixe um comentário