A colheita pode acontecer de variadas formas em diferentes partes do mundo. Considerando que o cafeeiro pode apresentar até três floradas por ano, a maturação dos frutos não é uniforme. Uma mesma árvore pode apresentar frutos verdes, cereja e passas ao mesmo tempo e, por isso, o método de colheita mais eficiente deverá ser adotado. Já comentei algo sobre este assunto no post Colheita, mas hoje o tema é mais específico: a Derriça no Chão.
A maneira mais eficiente de realizar o início da colheita é começar quando 5% dos frutos no pé estão verdes. Em outras palavras, para uma colheita ser um sucesso é importante começá-la quando a maioria dos frutos da árvore está vermelha ou no estágio “cereja” (epicarpo vermelho). O processo mais popular de colher o café é a derriça, ou seja, retirada dos frutos das árvores de uma só vez. Ela pode ser feita manualmente ou com a ajuda de máquinas, sua variações podem ser: Derriça no Chão, Derriça no Pano, Colheita “a Dedo” ou No Cesto e Colheita Mecânica.
No sistema de derriça no chão, as pessoas que estão trabalhando na lavoura retiram os frutos de galho em galho e os jogam no solo. Geralmente, folhas e pedaços de galhos são retirados junto com o café e, por isso, muitos cuidados devem ser tomados antes mesmo dos grãos começarem a ser colhidos.
Uma série de operações deve ser feita antes da colheita para garantir a qualidade do café:
1. Arruação – limpeza do terreno, principalmente embaixo do cafeeiro. Esta ação é importante para que os frutos que são jogados no chão não se misturem a restos orgânicos ou qualquer outro tipo de adubação com a própria terra.
O rastelo é utilizado como ferramenta e todo o material proveniente da limpeza (ciscos e galhos) deve ser amontoado nas ruas dos cafeeiros.
2. Varrição – os cafés caídos antes da colheita devem ser recolhidos. Este café deve ser seco separadamente dos que serão retirados do pé, pois, por ficarem debaixo das árvores são mais passíveis a fermentações indesejáveis. Isso pode prejudicar a qualidade dos outros grãos, caso forem preparados juntos.
3. Derriça – a derriça propriamente dita – retirada dos frutos da árvore, deixando-os cair diretamente no chão.
4. Rastelação – o rastelo é usado para recolher os frutos que foram derriçados e colocar estes frutos em peneiras.
5. Abanação – etapa onde os cafés que foram para a peneira devem ser movimentados e jogados para cima. Isso fará com que o pó, gravetos, galhos, folhas, pequenas pedras sejam separados dos frutos colhidos.
6. Esparramação – depois da colheita realizada, os ciscos recolhidos com o rastelo devem ser espalhados no terreno novamente para secar.
Vem conferir esse Pavê de Café delicioso que só poderia ter sido feito com Café…
Vem conferir essa delícia de Pudim de Café que todo Brasileiro vai amar!
Vem conferir uma nova forma de fazer aquela Cocada que a criançada ama!
Vem conferir esse Bolo de Caramelo de Café que vai ser sucesso no café da…
Vem conferir a melhor receita de cocada para o seu arraia!
Vem conferir a receita de cupcake que vai ser a estrela do seu arraia!
Deixe seu comentário