A colheita pode acontecer de variadas formas em diferentes partes do mundo. Considerando que o cafeeiro pode apresentar até três floradas por ano, a maturação dos frutos não é uniforme. Uma mesma árvore pode apresentar frutos verdes, cereja e passas ao mesmo tempo e, por isso, o método de colheita mais eficiente deverá ser adotado. Já comentei algo sobre este assunto no post Colheita, mas hoje o tema é mais específico: a Derriça no Chão.
A maneira mais eficiente de realizar o início da colheita é começar quando 5% dos frutos no pé estão verdes. Em outras palavras, para uma colheita ser um sucesso é importante começá-la quando a maioria dos frutos da árvore está vermelha ou no estágio “cereja” (epicarpo vermelho). O processo mais popular de colher o café é a derriça, ou seja, retirada dos frutos das árvores de uma só vez. Ela pode ser feita manualmente ou com a ajuda de máquinas, sua variações podem ser: Derriça no Chão, Derriça no Pano, Colheita “a Dedo” ou No Cesto e Colheita Mecânica.
No sistema de derriça no chão, as pessoas que estão trabalhando na lavoura retiram os frutos de galho em galho e os jogam no solo. Geralmente, folhas e pedaços de galhos são retirados junto com o café e, por isso, muitos cuidados devem ser tomados antes mesmo dos grãos começarem a ser colhidos.
Uma série de operações deve ser feita antes da colheita para garantir a qualidade do café:
1. Arruação – limpeza do terreno, principalmente embaixo do cafeeiro. Esta ação é importante para que os frutos que são jogados no chão não se misturem a restos orgânicos ou qualquer outro tipo de adubação com a própria terra.
O rastelo é utilizado como ferramenta e todo o material proveniente da limpeza (ciscos e galhos) deve ser amontoado nas ruas dos cafeeiros.
2. Varrição – os cafés caídos antes da colheita devem ser recolhidos. Este café deve ser seco separadamente dos que serão retirados do pé, pois, por ficarem debaixo das árvores são mais passíveis a fermentações indesejáveis. Isso pode prejudicar a qualidade dos outros grãos, caso forem preparados juntos.
3. Derriça – a derriça propriamente dita – retirada dos frutos da árvore, deixando-os cair diretamente no chão.
4. Rastelação – o rastelo é usado para recolher os frutos que foram derriçados e colocar estes frutos em peneiras.
5. Abanação – etapa onde os cafés que foram para a peneira devem ser movimentados e jogados para cima. Isso fará com que o pó, gravetos, galhos, folhas, pequenas pedras sejam separados dos frutos colhidos.
6. Esparramação – depois da colheita realizada, os ciscos recolhidos com o rastelo devem ser espalhados no terreno novamente para secar.
Longo é o processo até ele chegar nas nossas xícaras e mais longo ainda se for para receber o nome de 3corações. Mas vale a pena esperar por esse, porque o prazer é incomparável. Estou quase a chegar para matar a saudade!!! Edson Cury – Lisboa-Portugal