Já pensou em encontrar em poucos segundos as informações mais técnicas de todas as espécies de café arábica da sua região? Essa é a proposta da ferramenta criada pelo World Coffee Research, uma organização global dedicada a fortalecer a indústria cafeeira. A proposta atende as necessidades de produtores na América Central, México e Peru.
“O catálogo traz informações necessitadas urgentemente por produtores de café, para ajudá-los a decidir qual espécie é a melhor em cada situação”, diz o grupo. Com boas decisões de plantio, são menores as chances de doenças do cafeeiro ou pestes que atrapalhem o ciclo.
Escolher a espécie certa para a região correta também afeta o resultado final e a qualidade da bebida. “Como a vida de um pé de café dura de 20 a 30 anos, a decisão de um produtor sobre a variedade escolhida pode trazer consequências até a próxima geração da família. A falta de informações atualizadas pode colocar o negócio em risco”.
A ferramenta está disponível em inglês e espanhol, e pode ser navegada de forma interativa ou impressa como um catálogo de 47 páginas. O World Coffee Research também pretende distribuir o material em milhares de fazendas, instituições e cooperativas pelas regiões estudadas.
O material identificou 19 variáveis para cada uma das 33 variedades de arábica. Entre elas, altitude, quantidade produzida, estatura da planta, chances de ferrugem, tamanho do grão, cor das folhas e muito mais. Além disso, é possível encontrar a descrição da espécie e elementos gráficos que facilitam a rápida identificação.
Como legado final, a ONG espera cafés de alta qualidade, fazendas mais produtivas e sustentáveis e uma vida com mais bem-estar para as famílias produtoras nesses locais. Para saber mais sobre o World Coffee Research, é só clicar aqui.
Por: Marina Oliveira
Deixe um comentário