Categorias: Mercado

Campeonato Brasileiro de Barista – Regional São Paulo

O cenário que recebeu a etapa paulista da competição não poderia ser mais perfeito: o Museu do Café, em Santos (litoral paulista). As ruas, a arquitetura, os livros e as pessoas que fizeram parte (e ainda fazem) da história da cafeicultura brasileira estavam reunidos em nome de um bem comum: o café.

A competição reuniu seis finalistas selecionados durante os 3 dias do evento, que tiveram que enfrentar o calor além do paladar apurado e exigente dos jurados. Entre um lencinho secando o rosto aqui e outro lá, as apresentações se iniciaram. Cada barista tem 15 minutos para preparar quatro expressos, quatro cappuccinos e quatro drinques de autoria própria. Alguns pontos são conquistados se o participante conseguir fazer sua apresentação e ainda limpar o espaço utilizado no preparo dos cafés. Tudo cronometrado e analisado.

Esta é uma boa oportunidade para o profissional mostrar todo seu talento. Treinamento, conhecimento e dedicação são analisados constantemente e cada detalhe pode ser decisivo. Nós da platéia conseguimos medir o grau de nervosismo de cada um pelas mãos trêmulas ao preparar delicadamente cada café.

O ritual seguido por cada competidor segue um roteiro: primeiro, a organização do espaço em que a apresentação acontecerá. A mesa dos jurados é decorada com guardanapos e toalhas elegantes. Alguns capricham, outros nem tanto. Logo após o moedor e a máquina de café são testados e, em seguida, o café também é provado. Tudo isso é cronometrado. Estrutura da apresentação organizada – check! Grãos de café e xícaras à disposição – check! Lencinho para a última “secada do rosto” no calor intenso – check! Que comece a apresentação.

Mesa preparada pela atual campeã paulista Cecília Sanada, do Octávio Café.

Nós do Mexido acompanhamos tudo de pertinho e colocamos um vídeo bacana do ritual de pré-apresentação da Cecília Sanada, atual campeã paulista. Veja em nosso facebook a concentração dela antes da prova e também o álbum de fotos do evento. A classificação geral resume-se nos seguintes nomes:

1 – Cecilia Sanada, Octavio Café
2 – Bruno Ferreira, Octavio Café
3 – Rafael Godoy, Suplicy Cafés Especiais
4 – Bruna Batista, Suplicy Cafés Especiais
5 – Denis Guilherme, Octavio Café
6 – Daniela Capuano, Suplicy Cafés Especiais

Esta foi a primeira vez que o Mexido de Ideias acompanhou de tão perto um campeonato como este e vai acompanhar também a odisséia destes baristas na etapa final. Que venha o Campeonato Brasileiro de Baristas!

Deixe seu comentário

Posts recentes

Cocada Napolitana de Frisco

Vem conferir uma nova forma de fazer aquela Cocada que a criançada ama!

6 de agosto de 2024

Cocada de Colher de Frisco

Vem conferir a melhor receita de cocada para o seu arraia!

4 de junho de 2024