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Café gourmet e monodose crescem no Brasil

O conceito de café gourmet já existe há algum tempo, mas sua consolidação no Brasil ocorreu de fato em 2015. Pelo menos é o que indicam compilados pela ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café) com consumidores da bebida.

Segundo a pesquisa, o café gourmet já está provando que veio para ficar, mesmo em um cenário de economia instável e turbulento. O consumo desse tipo de bebida cresce 15% ao ano, e deve triplicar até 2019.

A percepção do brasileiro em relação ao que adquire e degusta também está mudando. Os cafés gourmet já são identificados por 37% dos consumidores e apreciados por 51% da classe A. Além disso, 44% estariam dispostos a pagar mais por estes blends – desde que consigam reconhecer a qualidade superior.

Monodose em crescimento

As pesquisas realizadas pela ABIC e também o Relatório Internacional de Tendências do Café, compilado pela UFLA (Universidade Federal de Lavras) em parceria com a Embrapa Café (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) mostram que o segmento monodose (ou cafés em cápsulas, como conhecemos) também tem crescido e tende a triplicar nos próximos 4 anos.

Em 2015, as vendas de cápsulas movimentaram R$ 1,4 bilhão. A estimativa para 2019 é de R$ 2,96 bilhões, segundo a ABIC. Tem como não ficar feliz com projeções tão otimistas para as nossas futuras xícaras quentinhas?

Por: Carolina Gasparini

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