Às vezes a produção de café pode ensinar muito e surpreender também. Temos um bom exemplo o Vietnã, que há 150 anos nem sabia o que era um Arábica ou Robusta. Foi em meados de1850 que os franceses introduziram a planta no país e sua produção disparou desde então. A espécie escolhida foi arábica, mas as plantas não se adaptaram muito bem ao terroir do país. Portanto, foram logo substituídas por plantações de robusta. Atualmente o Vietnã é o segundo maior produtor mundial de café, com aproximadamente 14% da produção mundial. Fica apenas atrás do Brasil, cuja produção do estado de Minas Gerais é maior que a produção de todo o país do Vietnã.
Para se ter uma ideia, seu parque cafeeiro cobre mais de meio milhão de hectares e o setor utiliza uma numerosa força de trabalho, gerando muitos empregos. As lavouras contam com um rendimento entre 4 a 5 toneladas por hectare, sendo que a produção média de Robusta é de aproximadamente 2 toneladas por hectare. As áreas de produção compreendem uma extensa área das Terras Altas do centro do país e em algumas províncias no Sudeste como: Dong Nai, BA Ria Vung Tau, Binh Phuoc, etc. Ela também se expandiu para o norte, de Khe Sanh, Quang Tri, Phu Quy, Nghe Na, e para Son La, Tay Bac.
Não é de se admirar que a produção de café tenha sido uma das maiores fontes de renda para sua crescente economia. De um país com baixos níveis de produção de café, desconhecido por muitos consumidores, o Vietnã se transformou no maior produtor mundial de café Robusta (Canephora) num período de 15 anos.
Durante a guerra, que teve término em 1976, a produção foi interrompida, mas logo retomada depois da retirada do exército americano. Seguem algumas curiosidades sobre a história do café no Vietnã:
1980 o país estava em 42º posição como produtor mundial.
1982 eles exportaram 67.000 sacas.
1986 – o governo de Van Linh empreende uma renovação completa e radical do sistema econômico e político. Impõe-se uma série de reformas econômicas, como a permissão do livre comércio de produtos agrícolas, o estabelecimento de comércios privados, leis para atrair investimentos estrangeiros e permitem-se formas de propriedade privada da terra.
1993 o país exporta mais de 3000 milhões de sacas de café robusta e eles não pararam por aí.
1997 dobraram a quantidade de frutos colhidos ultrapassando 6.893 milhões de sacas. Já nesta época, o Vietnã figurava na terceira posição como produtores mundiais, atrás somente do Brasil e Colômbia.
Curioso em conhecer outros produtores de café?
Explore nosso mapa e clique no país desejado para saber suas peculiariedades na produção de café.
[kml_flashembed publishmethod=”static” fversion=”8.0.0″ movie=”https://www.mexidodeideias.com.br/wp-content/uploads/2011/03/mapa.swf” width=”550″ height=”400″ targetclass=”flashmovie” scale=”noscale”]
[/kml_flashembed]
Vem conferir esse Pavê de Café delicioso que só poderia ter sido feito com Café…
Vem conferir essa delícia de Pudim de Café que todo Brasileiro vai amar!
Vem conferir uma nova forma de fazer aquela Cocada que a criançada ama!
Vem conferir esse Bolo de Caramelo de Café que vai ser sucesso no café da…
Vem conferir a melhor receita de cocada para o seu arraia!
Vem conferir a receita de cupcake que vai ser a estrela do seu arraia!
Deixe seu comentário