Às vezes a produção de café pode ensinar muito e surpreender também. Temos um bom exemplo o Vietnã, que há 150 anos nem sabia o que era um Arábica ou Robusta. Foi em meados de1850 que os franceses introduziram a planta no país e sua produção disparou desde então. A espécie escolhida foi arábica, mas as plantas não se adaptaram muito bem ao terroir do país. Portanto, foram logo substituídas por plantações de robusta. Atualmente o Vietnã é o segundo maior produtor mundial de café, com aproximadamente 14% da produção mundial. Fica apenas atrás do Brasil, cuja produção do estado de Minas Gerais é maior que a produção de todo o país do Vietnã.
Para se ter uma ideia, seu parque cafeeiro cobre mais de meio milhão de hectares e o setor utiliza uma numerosa força de trabalho, gerando muitos empregos. As lavouras contam com um rendimento entre 4 a 5 toneladas por hectare, sendo que a produção média de Robusta é de aproximadamente 2 toneladas por hectare. As áreas de produção compreendem uma extensa área das Terras Altas do centro do país e em algumas províncias no Sudeste como: Dong Nai, BA Ria Vung Tau, Binh Phuoc, etc. Ela também se expandiu para o norte, de Khe Sanh, Quang Tri, Phu Quy, Nghe Na, e para Son La, Tay Bac.
Não é de se admirar que a produção de café tenha sido uma das maiores fontes de renda para sua crescente economia. De um país com baixos níveis de produção de café, desconhecido por muitos consumidores, o Vietnã se transformou no maior produtor mundial de café Robusta (Canephora) num período de 15 anos.
Durante a guerra, que teve término em 1976, a produção foi interrompida, mas logo retomada depois da retirada do exército americano. Seguem algumas curiosidades sobre a história do café no Vietnã:
1980 o país estava em 42º posição como produtor mundial.
1982 eles exportaram 67.000 sacas.
1986 – o governo de Van Linh empreende uma renovação completa e radical do sistema econômico e político. Impõe-se uma série de reformas econômicas, como a permissão do livre comércio de produtos agrícolas, o estabelecimento de comércios privados, leis para atrair investimentos estrangeiros e permitem-se formas de propriedade privada da terra.
1993 o país exporta mais de 3000 milhões de sacas de café robusta e eles não pararam por aí.
1997 dobraram a quantidade de frutos colhidos ultrapassando 6.893 milhões de sacas. Já nesta época, o Vietnã figurava na terceira posição como produtores mundiais, atrás somente do Brasil e Colômbia.
Curioso em conhecer outros produtores de café?
Explore nosso mapa e clique no país desejado para saber suas peculiariedades na produção de café.
[kml_flashembed publishmethod=”static” fversion=”8.0.0″ movie=”https://www.mexidodeideias.com.br/wp-content/uploads/2011/03/mapa.swf” width=”550″ height=”400″ targetclass=”flashmovie” scale=”noscale”]
Você precisa ter o flash player instalado.
[/kml_flashembed]
Patrícia, tudo bem?
Queria dizer que estou acompanhando o blog de vcs e estou gostando muito.
Gostaria de pedir uma ajudinha também. Você sabe como eu conseguiria um mapa das regiões produtoras de café do Vietnã? Estou com um trabalho sobre café e gostaria de incluir esses mapa, para adicionar conteúdo ao trabalho.
Obrigado
Boa noite Felipe,
Fico feliz que você acompanhe nosso blog 😉
Espero que esta série de posts sobre os principais produtores de café no mundo lhe ajude.
Encaminharei informações mais detalhadas sobre o Vietnã para lhe ajudar nesta pesquisa em seu e-mail.
Espero que ajude!
Abraços, Patrícia
Ótimo trabalho, texto bem elaborado… Parabéns..
Obrigada Luiz! Trabalhamos duro para sempre informar bem quem adora café. Volte sempre para tomar um cafezinho com a gente 😉
Ei Patrícia,
Procurei em varios sites sobre a produção de cafe no Vietnã e o seu foi o que mais me ajudou. Faço o mesmo pedido do Felipe, maiores infos sobre as regiões produtoras e/ou mapa. Estou indo para la semana que vem e gostaria de ver de perto uma das plantacoes. Desde ja agradeço, abraços
Ei Patrícia,
Procurei em varios sites sobre a produção de cafe no Vietnã e o seu foi o que mais me ajudou. Faço o mesmo pedido do Felipe, maiores infos sobre as regiões produtoras e mapa. Estou indo para la semana que vem e gostaria de ver de perto uma das plantacoes. Desde ja agradeço, abraços
Olá Mariana, como vai?
Infelizmente, não possuímos este material disponível.
Desejamos boa sorte em sua viagem para lá. O que acha de contar para a gente como são as plantações quando voltar? Se topar, deixe seu e-mail para entrarmos em contato.
Pedimos desculpas por não podemos ajudar mais. Boa viagem e até a próxima.