Recentemente, falei aqui no blog sobre os grandes produtores de café do mundo e, agora, chegou a vez de explorar as regiões brasileiras que investem na cafeicultura. Nosso primeiro post focará o café do sul de Minas Gerais. Sua produção prodigiosa colocou este pedaço de Brasil no mapa internacional como o principal produtor de café do mundo.
Curiosamente, esta região é a maior produtora de café do mundo! Lá, se concentra o maior número de árvores de café plantadas por metro quadrado. Sua elevada altitude e temperatura média anual facilitam a produção de cafés encorpados, com sabores ácidos levemente cítricos e com aromas frutados.
A cidade de Poços de Caldas chama minha atenção, pois ela foi construída sobre a cratera de um vulcão extinto (que provavelmente nunca entrará em erupção), mas esta peculiaridade proporciona um terroir excelente para a cafeicultura. Nesta área encontramos muito café de variedade Bourbon amarelo, além de encontrar também boa quantidade Fox Bean (grão de café verde envolto por uma película marrom super doce), muito comum nas montanhas de Poços.
Preparei uma pequena ficha básica sobre a região:
SUL DE MINAS
Altitude média: 950m
Variedades de café mais cultivadas:
Predominância de Catuaí e Mundo Novo, mas existe também forte presença de Icatu, Obatã e Catuaí Rubi.
Sabor:
Corpo: encorpado
Aroma: frutado
Característica da bebida: ácido
Algumas Cidades produtoras:
Varginha, Pouso Alegre, Passos, Itajubá, São Sebastião do Paraíso, Santa Rita do Sapucaí, Andradas, Alfenas, Paraguaçu, Três Corações, Três Pontas, Fama, Muzambinho e Guaxupé
Algumas Fazendas da Região:
Samambaia, Conquista, Conquistinha, Rio Verde, Santana, Capoeirinha, Carmo Estate Coffee, Santa Helena, Barreiro, Canta Galo.
Agora que você sabe um pouco mais sobre os grãos produzidos em território mineiro, não perca os próximos posts que trarão informações de outras regiões brasileiras. Até lá!
Onde comprar café em coco? 20 quilos ou mais
docarmo18@hotmail.com
Olá Julio!
Sugerimos que você entre em contato com associações e cooperativas de café. Infelizmente, não temos este tipo de informações aqui no blog.
Boa sorte em sua procura!
Abraços.
Poxa, faltou citar a belíssima Boa Esperança ai no sul de Minas, com seu lindo lago de Furnas e seus milhares de pés de café!
Olá, Ale. Tudo bom?
No texto, citamos apenas alguns exemplos de fazendas produtoras. Claro, a que você citou também entra na lista.
Obrigado pelo comentário, volte sempre.
Abraços.
Bom dia srs.
Como posso obter contato de produtores que tenham interesse em montar parceria com nossa empresa para fornecermos capsulas de café expresso?
att.:
poliplas.ferramentaria@gmail.com
Olá Irineu, como vai?
O Mexido de Ideias é um blog que tem o objetivo de compartilhar e noticiar curiosidades e acontecimentos no mundo do café, bem como mostrar como é a realidade do grão no país.
Infelizmente, não conseguimos fazer este contato entre você e os produtores.
Sinta-se livre para explorar todo o nosso conteúdo.
Obrigado pelo comentário e volte sempre.
por acaso tem a informação de revenda para consumidor de café produzido ai sul minas, aqui no sudoeste do paraná.
obg
PARABÉNS PELA APRESENTAÇÃO DO CAFÉ DO SUL DE MINAS.
NO INÍCIO DO ANO, ESTIVE NO SUL DE MINAS E FIQUEI SABENDO QUE O CAFÉ DE CARMO DE MINAS (CIDADE PRÓXIMA DE SÃO LOURENÇO) TEM O CAFÉ CONHECIDO INTERNACIONALMENTE COMO O MELHOR CAFÉ DO MUNDO.
NO CENTRO DE SÃO LOURENÇO, A GENTE PODE DEGUSTAR O MARAVILHOSO CAFÉ DE CARMO DE MINAS. QUE BEBIDA, SÔ!!!
Olá Aloisio, como vai?
O café de Minas é realmente maravilhoso.
Só de lembrar, dá água na boca…
Obrigado pela visita, volte sempre.
Boa tarde
Gostaria de saber,como eu faço para comprar o produto de vcs ,para a empresa q trabalho obrigada.
Aguardo retorno.
Olá Edna! O Mexido de Ideias é um portal de notícias, não comercializamos nenhum produto.
Atenciosamente, Equipe Mexido de Ideias.
Boa tarde Edna, sou de Minas e tenho uma empresa de café em pó e em grão pra expresso! Se tiver interesse entre em contato pelo e-mail feliphedias@hotmail.com que atendemos você! Aguardo
Estou querendo fazer plantio experimental de café com associação com mata nativa. Porq estive analisando uma pesquisa sobre o assunto, e achei muito interessante e convincente. Oque vcs acham?