Rondônia deve muito para a cafeicultura! O início da colonização agrária atraiu muitas pessoas para morar no estado e se estabelecer por lá. Quem migrasse e investisse no desenvolvimento da região, ganharia a oficialização da ocupação temporária da área por meio de um título de posse. Foi mais ou menos assim que tudo começou. Atualmente, o estado é o segundo maior produtor de café robusta do Brasil, com uma produção de aproximadamente 165 mil hectares.
De modo geral, o cultivo do café conillon em Rondônia é feito em pequenas áreas e contam com grande aproveitamento de mão-de-obra familiar. A maior parte dos frutos de seus pés de café é seca em terreiro e seu crescimento não é muito uniforme. Infelizmente, a infra-estrutura precária e o baixo nível tecnológico facilitam o surgimento de grande quantidade de grãos defeituosos.
O clima da região é quente, úmido e conta com a estação de seca bem curta. A temperatura média anual varia de 24,6 °C a 25,6 °C e seus índices pluviométricos médios anuais superiores a 1.400 mm. Um dado interessante é que 90% da produção de Rondônia é de café robusta. Em Vilhena, entretanto, existem algumas plantações com a espécie arábica.
Café de Rondônia (Robusta):
Altitude média: 50m
Variedades de café mais cultivadas:
Cultivar Conilon
Sabor:
Apresenta características neutras
Algumas Cidades produtoras:
Cacoal, Ji- Paraná, Vilhena, Rolim de Moura, Cafelândia, Vale do Guaporé
Bom dia tudo bem?
Estou estudando o mercado de café, tenho interesse em investir na venda e distribuição em Manaus, como observei que você tem um grande conhecimento sobre o assunto, gostaria que me informasse quais as areas que tem o melhor café do Brasil e o pior, e se possivel me informar como posso preparar um café para expresso, algumas combinações.
Parabéns pelo trabalho magnifico.
No aguardo, Sergio Lopes
Agradecemos pela visita e pelo comentário Sergio!
Como sou jornalista que adora escrever sobre café, tenho bastante conhecimento que adquiri depois de muitos estudos e pesquisas. Porém eu foco os aspecto geral do mercado. Por isso, não consigo te ajudar com esta dúvida.
Minha sugestão é que você procure especialistas no assunto, pois eles responderão todas as suas perguntas com mais propriedade. Entre eles estão: Ensei Neto, Isabela Raposeiras, Eliana Relvas e Cecília Sanada.
Entre e contato com eles…e boa sorte!
Abraços.