Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

Café do Brasil: Matas de Minas Gerais

Contando com a predominância de produtores familiares, a região da Zona da Mata ou Matas de Minas é a prova de que a agricultura levada a sério pode trazer grandes transformações e melhorias.

Marcada pela predominância de produtores familiares, a região da Zona da Mata ou Matas de Minas é a prova de que a agricultura levada a sério pode trazer grandes transformações e melhorias para uma região. Durante vários anos, esta área foi tida como limitada e incapaz de produzir cafés com alta qualidade. Estes fatores geraram por décadas desmotivação e descapitalização de famílias que viviam da cultura do café.

A beleza da florada da plantação de cafés da Fazenda Braúna.

Esta realidade foi revertida com a criação de concursos de qualidade de café criados na região, que contou com o apoio técnico da EMATER/MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais), que fica na cidade de Manhuaçu. Houve um trabalho intenso para ajudar a população local a se profissionalizar e melhorar as técnicas de cultivo e preparação do café. Foi criado, inclusive, o Concurso de Qualidade do Café das Matas de Minas Gerais, promovido pela entidade.

Depois de alguns anos de trabalho duro e muito aprendizado, finalmente a produção de cafeicultores da Zona da Mata consolidou sua posição no alto patamar de qualidade dos melhores cafés gourmets brasileiros. A região foi além e se tornou uma das primeiras a focar a produção de cafés socialmente justos e ambientalmente corretos.

A incidência de luz, colheita seletiva de grãos maduros, o uso de água tratada na lavagem e no descascador de cereja, o bom manejo da secagem em terreiro e o descanso do café em pergaminho, são fatores que propiciaram a produção de bebidas de alta qualidade com nuances de aroma e sabores ricos.

Conheça um pouco mais sobre o café que enfrentou o descaso no passado, mas agora tem sua produção e qualidade de grãos reconhecida.

Café da Região Matas de Minas
Altitude média: 650m

Variedades de café mais cultivadas:
Catuai (80%), Mundo Novo e outras.

Sabor:
Encorpado com aroma neutro, cuja característica é suave

Algumas Cidades produtoras:
Manhuaçu, Alto Caparao, Sao Joao do Manhuacu, Luiz Burgo, Caratinga, Araponga, Dom Viçoso, Ervália.

Algumas Fazendas da Região:
Fazenda Heringe, Fazenda Serra do Boné, Fazenda Braúna, Fazenda Jatobá e Olhos D’água.

coffeelover

Pavê de Café Santa Clara

coffeelover

Pudim de Café Brasileiro

coffeelover

Bolo de Caramelo de Café Pimpinela

5 respostas para “Café do Brasil: Matas de Minas Gerais”

  1. hugo disse:

    Muito boa a matéria, mas descendo na precisão do mapa, o círculo referente a esse trecho deveria ser deslocado para leste. Ficou em cima mais da região do Cerrado Mineiro. Estou enganado?

  2. bridal dresses online shop disse:

    Thanks , Ive just been checking for info about this subject matter for ages and yours is the best Ive identified till now. But, what concerning the bottom line? Have you been sure with regards to the source? bridal dresses online shop http://rideoregonride.com/members/whale5barge/trips/view/219473

  3. Fernanda disse:

    trabalho com maquinas de beneficiar cafe… Precisando entre em contato
    (028) 999184866

  4. Jonathan Araujo disse:

    Sempre que vou ao Pico da Bandeira aprecio o café da região de Alto Jequitibá e Alto Caparaó. Sem dúvida é o café mais gostoso que já tomei.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *