Os tipos de cafés arábica e robusta podem ser encontrados em larga escala na Bahia, produzido em áreas diferentes. A distribuição espacial da atividade se dá em três pólos de produção: Planalto, Cerrado (regiões que concentram a produção do café tipo arábica) e Atlântico (robusta). Estas diferentes regiões apresentam características diferentes, demonstram níveis tecnológicos diferenciados e produzirem diversos tipos de bebidas. Para evitar confusões, dividi este post em dois. Vamos falar sobre o café arábica produzido na Bahia agora e sobre o robusta na próxima semana.
Infraestrutura da Fazenda Agronol para atender produção em larga escala.
Segundo a Associação dos Produtores de Café da Bahia (Assocafé), o estado é o quarto maior produtor de café do Brasil, responsável por 5% da produção nacional. Grande parte de suas plantações surgiu a partir da década de 70, e por isso é considerada uma área de cultivo relativamente nova. A região do planalto é a área mais tradicional e a região do cerrado utiliza alta tecnologia para produção.
Clima tropical, solo bem drenado e pivô de irrigação são alguns pontos que permitem o café ser plantado em áreas de pouca chuva no Oeste da Bahia. Grande parte da plantação de café desta região é irrigada por poços e as chuvas recarregam com abundância o subsolo de água.
Na região do Oeste, onde está a vegetação de cerrado, cidades como Barreiras e Luís Eduardo Magalhães são caracterizadas pela produção de cafés com menor acidez. As lavouras desta região são 100% irrigadas e, por isso, a produtividade é das mais altas do país. A cafeicultura desta área tem bastante força, com mais de 12,5 mil hectares, registra níveis de produtividade em lavouras de 24 meses, de 50 sacas, de 60Kg beneficiadas por hectare.
A cafeicultura da Bahia conta com excelentes vantagens competitivas para conquista de mercados mais exigentes e se destaca pela participação com cafés de alta qualidade, que são cada vez mais procurados e valorizados.
Café da Bahia (Arábica)
Arábica (76%)
Altitude média: 850 metros
Variedades de café mais cultivadas:
95% é Catuai
Sabor:
Encorpado com aroma adocicado e acidez cítrica. Retrogosto prolongado.
Algumas Cidades produtoras:
Piatã, Chapada Diamantina,Vitória da Conquista, Brejões, Luis Eduardo Magalhães, Barreiras e Poções
Algumas Fazendas da Região:
Chácara São Judas Tadeu, Fazenda Passagem Funda, Fazenda Córrego Seco, Fazenda Gerias, Fazenda Santa Bárbara, Sítio, Fazenda Lagoa do Morro, Fazenda Mimoso, Agropecuária ARAKATU, Fazenda Agronol.
Vem aprender a receita perfeita para acompanhar um café da tarde!
Vem aprender a preparar essa deliciosa receita que vai se tornar a favorita de todos…
Essa é a receita que todo mundo precisa experimentar, vem conferir!
Um delicioso Panetone com Café que vai ganhar o coração de todos em casa!
Vem conferir a receita de sorvete que vai ser sucesso ai na sua casa!
Vem aprender a preparar um delicioso Coquetel sem álcool e surpreenda todos com essa delícia!
Deixe seu comentário