Categorias: Mercado

Café do Brasil: Bahia (Arábica)

Os tipos de cafés arábica e robusta podem ser encontrados em larga escala na Bahia, produzido em áreas diferentes. A distribuição espacial da atividade se dá em três pólos de produção: Planalto, Cerrado (regiões que concentram a produção do café tipo arábica) e Atlântico (robusta). Estas diferentes regiões apresentam características diferentes, demonstram níveis tecnológicos diferenciados e produzirem diversos tipos de bebidas. Para evitar confusões, dividi este post em dois. Vamos falar sobre o café arábica produzido na Bahia agora e sobre o robusta na próxima semana.

Infraestrutura da Fazenda Agronol para atender produção em larga escala.

Segundo a Associação dos Produtores de Café da Bahia (Assocafé), o estado é o quarto maior produtor de café do Brasil, responsável por 5% da produção nacional. Grande parte de suas plantações surgiu a partir da década de 70, e por isso é considerada uma área de cultivo relativamente nova. A região do planalto é a área mais tradicional e a região do cerrado utiliza alta tecnologia para produção.

Clima tropical, solo bem drenado e pivô de irrigação são alguns pontos que permitem o café ser plantado em áreas de pouca chuva no Oeste da Bahia. Grande parte da plantação de café desta região é irrigada por poços e as chuvas recarregam com abundância o subsolo de água.

Na região do Oeste, onde está a vegetação de cerrado, cidades como Barreiras e Luís Eduardo Magalhães são caracterizadas pela produção de cafés com menor acidez. As lavouras desta região são 100% irrigadas e, por isso, a produtividade é das mais altas do país. A cafeicultura desta área tem bastante força, com mais de 12,5 mil hectares, registra níveis de produtividade em lavouras de 24 meses, de 50 sacas, de 60Kg beneficiadas por hectare.

A cafeicultura da Bahia conta com excelentes vantagens competitivas para conquista de mercados mais exigentes e se destaca pela participação com cafés de alta qualidade, que são cada vez mais procurados e valorizados.

Café da Bahia (Arábica)
Arábica (76%)
Altitude média: 850 metros

Variedades de café mais cultivadas:
95% é Catuai

Sabor:
Encorpado com aroma adocicado e acidez cítrica. Retrogosto prolongado.

Algumas Cidades produtoras:
Piatã, Chapada Diamantina,Vitória da Conquista, Brejões, Luis Eduardo Magalhães, Barreiras e Poções

Algumas Fazendas da Região:
Chácara São Judas Tadeu, Fazenda Passagem Funda, Fazenda Córrego Seco, Fazenda Gerias, Fazenda Santa Bárbara, Sítio, Fazenda Lagoa do Morro, Fazenda Mimoso, Agropecuária ARAKATU, Fazenda Agronol.

Deixe seu comentário

Posts recentes

Cocada Napolitana de Frisco

Vem conferir uma nova forma de fazer aquela Cocada que a criançada ama!

6 de agosto de 2024

Cocada de Colher de Frisco

Vem conferir a melhor receita de cocada para o seu arraia!

4 de junho de 2024