Beneficiamento
É a etapa em que o fruto seco de café é preparado para se tornar “café verde”. O benefício se faz em duas etapas: Limpeza e Descascamento.
LIMPEZA – Os lotes de frutos secos são limpos utilizando-se um conjunto composto por:
1) Bica-de-Jogo → Vai separar o café das impurezas mais leves, como: terra e pedrinhas;
2) Catador de torrão → É muito utilizado em regiões de terra roxa e principalmente no Paraná. Consiste em um cilindro de aço imantado giratório, sob os quais passam os cafés provenientes da bica de jogo, atraindo os torrões que devido à magnética (ferro) neles contidos, ficam presos ao cilindro imantado;
3) Catador de pedra → Completa o trabalho de limpeza iniciado na bica-de-jogo. O café passa por um corredor e recebe no sentido contrário, uma corrente de ar a qual força o café a voltar enquanto as impurezas mais pesadas (pedras), sob as quais a corrente de vento não consegue agir, continuam a subir até serem eliminadas por uma abertura.
DESCASCAMENTO – Recebe o café vindo do catador de pedra e descasca-o separando os grãos das cascas que são jogadas para fora da máquina.
Rebenefíciamento
Nesta fase faz-se a classificação do café. Preparam-se os grãos de acordo com a demanda do comprador. São utilizadas máquinas com peneiras e ventilação para separar os grãos de acordo com os tamanhos e densidades diferentes. Utilizam-se mesas densimétricas e maquinário para detectar grãos defeituosos e descartá-los.
Os grãos preparados são colocados em sacas de juta ou big bag e já estão preparados para comercialização.
Deixe um comentário