Provocada pelo fungo Phoma spp. ela ataca as folhas, botões florais, flores, frutos novos e as extremidades da planta do café. Se você ainda não conhece, aprenda como identificar a doença em um cafeeiro.
Sintomas:
Nas folhas: geralmente a doença vem em forma de manchas (necrose) de cor escura e comumente aparece nas bordas encurvando-as.
Nos galhos: começa pelas bases dos ramos (onde o ramo se encontra com o caule) e os ramos atacados ficam com depressões escuras e fundas.
Nos botões florais e nos frutos: ficam escuros e mumificados.
Nas flores: ficam escuras e morrem conforme o grau de ataque.
Condições favoráveis:
Altitudes acima de 900 metros, muita chuva, períodos intermitentes de temperaturas baixas (em torno de 18º C e umidade relativa elevada) são ótimas condições para o desenvolvimento da doença. Os ventos frios e constantes fazem com que as folhas se batam, machucando-as ou causando danos, os quais favorecem a penetração do fungo precursor da doença Phoma no cafeeiro.
Caso não há meios de evitar estas condições, é importante escolher cultivares tolerantes ao fungo. Entre elas estão as linhagens de Catucaí Amarelo. Evite excesso de nitrogênio (N) no solo, pois ele favorece a doença e aplique fungicidas somente em áreas propícias ao ataque do fungo. Instalação de quebra-ventos também é importante para minimizar as condições favoráveis para o desenvolvimento desta doença.
Imagem: Blog Fitopatologia1.
Vem conferir esse Pavê de Café delicioso que só poderia ter sido feito com Café…
Vem conferir essa delícia de Pudim de Café que todo Brasileiro vai amar!
Vem conferir uma nova forma de fazer aquela Cocada que a criançada ama!
Vem conferir esse Bolo de Caramelo de Café que vai ser sucesso no café da…
Vem conferir a melhor receita de cocada para o seu arraia!
Vem conferir a receita de cupcake que vai ser a estrela do seu arraia!
Deixe seu comentário