Este verme de nome estranho ataca as raízes do cafeeiro e pode ser considerado um inimigo invisível por ser microscópico e viver embaixo da terra. Existem cerca de oitenta espécies diferentes de nematóides, mas a Meloydogyne exígua é mais recorrente nas plantações de café.
Um dos sintomas característicos deste tipo de nematóide é a presença de galhas nas raízes, como pode ser observado na foto ao lado. Se esta praga não for controlada rapidamente, ela pode provocar a redução e deformação do sistema radicular, decréscimo da eficiência das raízes em absorver e transportar água e nutrientes, menor crescimento da parte aérea, desfolhamento, menor produção, podendo culminar na morte das plantas.
Considerando que esses são vermes têm proporções microscópicas, erradicá-los de uma plantação é praticamente impossível. Portanto, alguns cuidados são primordiais para evitar que ele se espalhe e infeste áreas saudáveis, por exemplo:
1 – É recomendável que ferramentas e máquinas agrícolas utilizadas em solo infestado não tenham contato com a área intacta.
2 – Os materiais de propagação de plantas (mudas, estacas, tubérculos, bulbos, rizomas e sementes) não podem apresentar nematóides. Por isso, um cuidado especial deve ser aplicado às mudas cultivadas em viveiros.
3 – Evitar que áreas intactas sejam infectadas por meio de enxurradas e inundação.
4 – A água de irrigação deve vir de um poço artesiano ou mina e contar com um sistema de encanamento adequado.
Estes são pequenos cuidados necessários caso a plantação seja infestada por nematóides, mas o agricultor deve atentar-se para outras medidas. Caso o cafezal seja vítima desta ou qualquer tipo de praga, um engenheiro agrônomo deve ser consultado para analisar o problema e buscar soluções adequadas.
Fonte:
Manejo integrado de pragas e doenças – UFV. Trabalhador na aplicação de produtos fitossanitários – Senar, MG.
Imagem: www.nematóides.com.br
uso diariamente café soluvel 3 corações,excelente produto.
Legal a matéria !
http://pragasedoencas.blogspot.com.br/