Ela se manifesta nas folhas e frutos com a presença de pequenas manchas marrom circulares com um ponto cinza no meio, o qual é circulado por um anel roxo ou amarelo. Pela aparência destas lesões, esta praga também é conhecida como Mancha de Olho Pardo ou Olho de Pomba.
Para inibir o desenvolvimento da cercosporiose, o produtor deve tomar certas precauções para minimizar as condições favoráveis para o crescimento desta praga.
Bastante comum em regiões que sofrem com a falta de água, é preciso evitar, por exemplo, que a planta apresente um quadro nutricional deficiente, não permitir que ela tenha excesso de insolação déficit hídrico e umidade relativa alta, devido à queda de temperatura.
Uma lavoura que está infectada pode perder até 30% em sua produtividade. Causada pelo fungo Cercospora coffeicola (Berk e Cooke), ela ataca tanto plantas que estão tanto em viveiros, bem como os cafezais jovens (até o terceiro ano).
Confira os principais danos provocados:
No viveiro – queda de folhas e raquitismo das mudas;
Nas plantas jovens – causa desfolha, atraso no crescimento e, após as primeiras produções, pode ocorrer queda dos frutos e seca de ramos produtivos;
Em lavouras adultas – queda de folhas, amadurecimento precoce, queda prematura de frutos;
Nos frutos – a casca do fruto liga-se à semente, causando o “chochamento” (grãos murchos).
Vale lembrar que as lesões acabam sendo porta de entrada para outros microrganismos que depreciam a qualidade como um todo.
Imagem: Infobibos.
Vem conferir esse Pavê de Café delicioso que só poderia ter sido feito com Café…
Vem conferir essa delícia de Pudim de Café que todo Brasileiro vai amar!
Vem conferir uma nova forma de fazer aquela Cocada que a criançada ama!
Vem conferir esse Bolo de Caramelo de Café que vai ser sucesso no café da…
Vem conferir a melhor receita de cocada para o seu arraia!
Vem conferir a receita de cupcake que vai ser a estrela do seu arraia!
Deixe seu comentário