No Brasil, país líder de produção de café, a colheita é feita entre os meses de Maio e Setembro; na África, de Março a Setembro; e, na América Central, de Outubro a Março. Isto porque as condições climáticas sofrem variações em cada país.
A produção da planta é mais consistente entre o sexto e décimo ano, tendendo depois a diminuir um pouco progressivamente. O ideal é que os frutos sejam colhidos maduros.
A colheita pode ser feita manualmente retirando-se somente os frutos cerejas (colheita seletiva) ou colhendo-se também manualmente todos os pontos de maturação de uma só vez (derriça). Outra opção é a utilização de máquinas colheitadeiras apropriadas, que garantem um processamento mais rápido.
Picking e Stripping são os termos com os quais se indicam internacionalmente os dois sistemas adotados para apanhar os frutos.
Colheita Seletiva: Os apanhadores retiram apenas as cerejas totalmente maduras. Obtém-se, assim, uma apanha homogênea, de ótima qualidade. Para obter-se este resultado, é necessário voltar a mesma planta diversas vezes no período de várias semanas.
Derriça Manual é feita com máquina colheitadeira. Nos locais onde as plantações são muito grandes, é comum a utilização de ambos os sistemas. Com apenas uma passagem manual ou mediante máquinas apropriadas, apanham-se todas as cerejas. O sistema é mais rápido do que o anterior, mas apanham-se também frutos imaturos e cerejas fermentadas, que deverão depois ser separadas.
Vem conferir esse Pavê de Café delicioso que só poderia ter sido feito com Café…
Vem conferir essa delícia de Pudim de Café que todo Brasileiro vai amar!
Vem conferir uma nova forma de fazer aquela Cocada que a criançada ama!
Vem conferir esse Bolo de Caramelo de Café que vai ser sucesso no café da…
Vem conferir a melhor receita de cocada para o seu arraia!
Vem conferir a receita de cupcake que vai ser a estrela do seu arraia!
Deixe seu comentário