Quem é que não quer começar o novo ano com promessas de sorte e prosperidade? O ritual de comer as 12 uvas verdes antes da meia noite para atrair fartura e felicidade vem de muitos anos. Parece que essa lenda foi criada na Espanha em 1909 durante uma excelente colheita de uvas. O excedente da confecção dos vinhos tinha que ser consumida, então os responsáveis pela produção criaram esse hábito para estimular o consumo do produto. Como acredito que o ritual apareceu na humanidade para organizar nossas demandas psíquicas, sigo direitinho.
Desde criança, nossa família subia numa cadeira poucos minutos antes das 12 horas e descia exatamente no primeiro minuto do próximo ano com o pé direito, comendo algumas uvas verdes. Sempre cumpri esse ritual e, foi pensando nele, que criei essa receita. Além de refrescante, o réveillon no Brasil é geralmente muito quente e pode congregar muito sabores. E contém nossas uvas da sorte. Coloquei as escuras para contrastar o sabor. Você pode usar as frutas que preferir. O visual é também bastante interessante.
Se quiser prepare em bowls, mas aí substitua o nome. Terrine são pratos preparados nesse recipiente retangular, oval ou redondo que pode também ir ao forno. Ou se aproprie da licença poética, afinal os patês no Brasil também são chamados de terrine, por serem preparados em recipientes retangulares. Mas afinal, o que isso importa? Feliz ano novo!
Ingredientes
- 1 manga cortada em fatias
- 1 maça verde cortada em fatias
- Uvas brancas (corte ao meio se preferir)
- Uvas escuras de sua preferência
- 1 carambola madura cortada em fatias
- 2 colheres (sopa) de açúcar dissolvidas em 4 colheres (sopa) de água para aferventar as frutas já cortadas.
- 400 ml de água
- 100 gramas de açúcar
- 1 pacote de frisco de abacaxi ou guaraná
- 150 ml de vinho branco (opcional)
- 40 gramas de gelatina em pó.
Modo de Preparo
Coloque os 400 ml de água com as 100 gramas de açúcar numa panela e deixe ferver até reduzir a, aproximadamente, 350 ml. Acrescente a gelatina pré-dissolvida em água quente e misture bem. Deixe esfriar um pouco, adicione o frisco e o vinho.
Numa forma de bolo inglês, coloque um pouco desse líquido e leve para a geladeira para firmar.
Quando estiver firme, coloque as frutas já aferventadas no açúcar. Isso é importante, pois as frutas cítricas se não aferventadas no açúcar impedem que a gelatina endureça. Coloque o restante da gelatina e leve à geladeira para endurecer. Quando ficar firme, corte com faca de serra para servir.
Deixe um comentário