A sopa pode ser um pouco menosprezada por alguns mortais, mas em sua enorme gama de variações é um alimento definitivo em sua carreira solo. É infalível como prelúdio das refeições e é quase sempre enriquecida com pão em Portugal. Talvez tenha sido naquelas terras que experimentei a maior variedade de sopas que usam o pão como ingrediente. A mais recorrente é a Açorda, que aparece em receitas singelas com pão mergulhado em caldos de bacalhau ou porco e coentros. Há também a versão mais substanciosa com diversas verduras carnes e ovos.
Nas inúmeras outras receitas de sopa praticadas mundo afora, quando o pão não entra como ingrediente é sempre uma companhia ideal. Esses croutons da receita feitos com azeite de café, por exemplo, eu sempre guardo em uma lata. Faço isso, pois duram bastante e são “coringas” para complementar quase tudo: saladas, sopas ou mesmo para beliscar.
Você vai encontrar duas receitas de azeite de café no blog aqui e aqui. Outro dia experimentei os quadradinhos crocantes com a sopa de ervilhas com escarola. Combinação exemplar! Todos os sabores se complementaram. Fazer a sopa é fácil, congela super bem (sem a escarola, que deve ser sempre acrescentada na hora de servir) e além de ficar deliciosa. Minha mãe costuma colocar arroz, mas minha atualização com os croutons foi uma bela troca. Experimentem!
Eu esperava que fizesse mais frio, porém, uma sopa no jantar é sempre bem-vinda mesmo em dias quentes.
Ingredientes
- 5 fatias de pão de sua preferência cortadas em cubinhos
- 3 colheres (sopa) de azeite de café (Para fazer a azeite de café, confira a receita aqui ou aqui)
- Sal e pimenta do reino á gosto
- 250 gr de ervilha seca partida
- 2 litros de água
- 80 gr de bacon
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho amassado
- 1 colher de sopa de azeite
- ½ maço de escarola picada
- Sal e pimenta a gosto
Modo de Preparo
Coloque os cubinhos de pão regados com azeite de café, sal e pimenta numa assadeira. Deixe no forno até dourar.
Cozinhe a ervilha na água em panela de pressão por ½ hora (30 minutos) e reserve. Refogue a cebola, o alho e o bacon numa frigideira.
Coloque o caldo da ervilha cozida e deixe cozinhar mais 5 minutos. Mexa de vez em quando. Se preferir a sopa mais lisa, passe a mistura no processador e volte para a panela.
Adicione a escarola picada, tampe a panela e deixe uns minutos só para a verdura amolecer.
Dica:
1 - Deixe a ervilha de molho em água fria de um dia pra o outro ou pelo menos 1 hora.
2 - Se a ervilha ficar de molho por 24 horas, você pode optar por panela comum ao invés da pressão.
Deixe um comentário