Esta também é uma ótima receita para o dia dos namorados. Prepare com antecedência, pois é bom deixar durante 24 horas na geladeira depois de pronto. Ele adquire uma consistência mais firme. Aprendi essa receita com minha nora, que costuma usar a massa pronta da bolacha Oreo, quando prepara nos EUA. Aqui no Brasil, encontrei dificuldade em achar bolachas de chocolate sem recheio, por isso usei nossa tradicionalíssima Maisena (também é possível usar a de leite).
A cobertura pode ser com chantili ou geléia de frutas, de acordo com sua preferência. Apesar de alguns autores atribuírem a criação dessa receita aos gregos, consumida pelos atletas durante os jogos olímpicos, imagino que seria algo bem diferente. Talvez nessa ancestralidade, só exista o conceito das três camadas: a crosta, o queijo misturado a outro ingrediente e a geléia, que certamente era farta na Grécia antiga. A segunda camada, talvez uma mistura de queijo de cabras e iogurte, que também era bastante comum.
O Cream Cheese foi inventado acidentalmente no século XIX, quando um fabricante de queijo nova-iorquino tentava reproduzir o queijo francês Neufchatel. Registrou e industrializou a marca que até hoje é referência para a confecção do Chessecake: Philadelphia.
Desde então, Nova York é o lugar onde encontramos a sobremesa em suas mais diversas versões. Vamos preparar nossa versão cafeinada?
Ingredientes
- 300gr de bolacha de chocolate esfarelada no liquidificador ou processador (ou a bolacha de maisena)
- 200gr de manteiga derretida
- 2 pacotes de cream cheese (300gr)
- 180gr de açúcar
- 1 colher (chá) de baunilha
- 3 colheres (sopa) de cappuccino 3 Corações com chocolate
- 2 colheres (sopa) de leite
- Chantili (opcional)
- Grãos de café para enfeitar o prato
Modo de Preparo
Misture bem o biscoito esfarelado com a manteiga derretida até formar a consistência de uma massa. Com auxilio de uma colher, coloque numa forma de aro, alisando bem para ficar homogênea. Refrigere por aproximadamente 1 hora.
Com um mixer, misture o cream cheese, o açúcar e a baunilha em velocidade média, até estar tudo homogêneo. Misture o leite morno com o cappuccino e adicione-o ao resto dos ingredientes.
Adicione o recheio na massa que estava na geladeira. Asse em forno médio por 40 minutos.
Depois de pronto, espere esfriar e coloque por 24 na geladeira antes de servir.
Dicas:
1 - Use uma forma de aro, caso contrário será impossível desenformá-lo. Sugiro as formas de 20 cm de diâmetro.
2 - No momento de desenformar, coloque a forma sobre uma lata, abra o aro e puxe o aro para baixo.
3 - Fique muito atento ao forno. É muito fácil queimar, por isso não saia de perto. O tempo que está na receita pode variar de acordo com o forno.
Olá, pessoal. Testei esta receita no final de semana… ficou sensacional. Minha família amou… vou ter que fazer mais vezes. Abraços. Bruna
Sua receita fala em acrescentar ovos no recheio mas não diz a quantidade necessária na relação dos ingredientes.
Olá Marly!
Desculpe, foi um erro de redação, não vai ovos. Obrigada pela correção!
Abraços!