Mais conhecido como Maple Syrup nos Estados Unidos e no Canadá, o xarope de bordo (ou xarope de ácer) é raro por aqui. É o que os norte-americanos colocam na panqueca, e que no Brasil frequentemente substituímos por mel. Extraído da seiva da árvore da família Ácer (aquela cuja folha está na bandeira do Canadá), parece que foi descoberto por engano.
A história conta que um membro das primeiras nações fincou seu machado em uma árvore e, depois de algum tempo, a seiva começou a jorrar. Ele recolheu o líquido e levou para casa, onde a esposa usou no cozimento da carne. O resultado foi um xarope grosso que caramelizou o alimento.
Não sei se essa história é lenda, mas o consumo do Maple Syrup é muito grande no Canadá e nos Estados Unidos há pelo menos 200 anos. A seiva é retirada das árvores na primavera, por meio de um bico. Depois é cozida até se transformar no xarope grosso.
O sabor lembra floresta, se é que isso é possível em nossa imaginação gustativa. Com camomila e limão, é uma delicia em qualquer hora do dia.
Ingredientes
- 1 cápsula de chá de camomila TRES®
- 1 colher (sopa) de Maple Syrup (ou xarope de bordo ou xarope de ácer)
- Suco de limão siciliano o quanto baste
- Casquinha de limão siciliano
Modo de Preparo
Tire um chá de camomila da máquina TRES. Adicione xarope de bordo.
Complete com gotinhas e duas casquinhas de limão.
Uma coisa boa de adoçar o chá de camomila com maple em vez de acúcar é que o maple é menos calórico. Eu adoro tomar um chazinho depois das refeições. De noite, a camomila é uma ótima opção porque não tem cafeína, aliás até acalma. De noite a última coisa que eu quero é bombar meu organismo com as calorias instantâneas do açúcar.
Por isso tudo não tem coisa melhor pra encerrar meu dia do que um chazinho de camomila com maple.
Essa receita é mesmo uma ótima opção para descansar o corpo no fim do dia. 🙂